
Pentavalente
A vacina Pentavalente acelular, também conhecida como DTPA + VIP + HIB, é uma vacina inativada que protege contra 5 tipos diferentes de vírus.
Recomendada para gestante Sim
O que é a vacina Pentavalente?
A vacina Pentavalente acelular protege contra 5 tipos diferentes de doenças, sendo 4 bactérias: Difteria, Tétano, Coqueluche e Haemophilus influenzae tipo b (Hib); e 1 vírus, o da Poliomielite (VIP).
Existe diferença entre vacinas?
As vacinas Pentavalentes podem ter algumas diferenças, embora possuam a mesma eficácia e segurança. Na vacina Pentavalente da rede pública, o componente pertussis (coqueluche) contém células inteiras, enquanto a da rede privada é acelular, ou seja, não é feita com as células inteiras.
Outra singela diferença está na combinação de doenças que elas previnem. Enquanto a vacina da rede privada (Pentavalente acelular), atua na prevenção das doenças citadas acima, a da rede pública (Pentavalente celular) protege contra difteria, tétano, coqueluche, haemophilus influenzae tipo B e hepatite B.
Qual a indicação?
A vacina Pentavalente é indicada para crianças a partir dos 2 meses até os 7 anos de idade.
Quantas doses e quando aplicar?
A 1ª dose deve ser aplicada como rotina aos 2, 4 e 6 meses, e a 1ª dose de reforço entre os 12 e 18 meses, com um intervalo mínimo de aplicação de 30 dias e máximo de 60 dias.
Caso o bebê tenha nascido prematuro ou abaixo de 2 quilos, deve-se realizar a vacina Hexavalente no lugar da Pentavalente.
Quais são as possíveis reações da vacina Pentavalente?
A vacina Pentavalente é considerada segura, mas pode causar reações adversas leves.
Reações muito comuns
Perda de apetite, irritabilidade, choro anormal (em crianças) e inquietação, sonolência, reações no local da injeção, como dor, vermelhidão e inchaço.
Reações comuns
Sintomas gastrointestinais (diarreia e vômito), perda de apetite, febre, sensibilidade e endurecimento no local da injeção.
Reações incomuns
Infecções do trato respiratório superior, linfadenopatia, tosse, bronquite, coriza, rash (erupção na pele) e urticária, febre (acima de 39,5ºC), cansaço, edema difuso do membro em que foi aplicada a injeção, às vezes envolvendo a articulação adjacente (reação de Arthus).
Reações raras
Convulsões febris, coceira, dermatite, febre alta (acima de 40ºC), choro agudo ou incontrolável, inchaço das extremidades inferiores, reação alérgica grave, episódio hipotônico-hiporresponsivo (reação geralmente precedida por irritabilidade e caracterizada por palidez, perda do tônus muscular e perda da consciência. Apesar de angustiante, melhora sem deixar sequelas e não possui tendência a repetição em próximas doses).
Existem contraindicações para a vacina Pentavalente?
A vacina Pentavalente é contraindicada para:
-
crianças com 7 anos de idade ou mais;
-
crianças que apresentaram encefalopatia aguda nos 7 dias após a aplicação anterior de vacina com componente pertussis (coqueluche);
-
crianças que tiveram reação alérgica grave (anafilaxia) a qualquer componente da vacina;
-
casos de moleza e palidez nas primeiras 48 horas após a dose anterior;
-
convulsões nas primeiras 72 horas após a vacinação anterior;
-
reações alérgicas nas primeiras 2 horas após a aplicação da dose anterior.
É necessário pedido médico para fazer a vacina ?
Não é necessário pedido médico.