
Varicela (Catapora)
A varicela é um imunizante atenuado que protege contra a catapora, causada pela infecção do vírus da varicela-zoster.
Recomendada para gestante Não
O que é a vacina contra a Varicela?
A vacina de varicela é uma vacina de vírus vivos, atenuados que protege contra a catapora, uma doença de elevada taxa de contágio causada pelo vírus varicela-zoster.
Qual a indicação da vacina contra a Varicela?
É recomendada de rotina para crianças a partir de 12 meses (excepcionalmente, em situações de surto, por exemplo, também para crianças menores, a partir de 9 meses).
Todas as crianças, adolescentes e adultos suscetíveis (que não tiveram catapora) devem ser vacinados.
Quantas doses e quando aplicar a vacina contra a Varicela?
Para crianças de 12 meses até 11 anos, 2 doses com intervalo de 3 meses.
Para adolescentes e adultos, 2 doses com intervalo mínimo de 30 dias.
Recomendamos que as duas doses da vacina varicela sejam realizadas entre 1 e 2 anos: a primeira aos 12 meses e a segunda entre 15 e 24 meses de idade.
Essas doses podem ser realizadas com a vacina varicela ou com a vacina tetra viral (SCRV).
Quais as reações esperadas da vacina contra a Varicela?
- Reações muito comuns: dor e vermelhidão no local da injeção, erupções na pele semelhantes às da varicela que geralmente aparecem de forma tardia (7 a 10 dias após a vacinação) e somem poucos dias depois, sem deixar sequelas. Podem ou não ser seguidas de febre, por vezes acima de 39°C por 1-2 dias.
- Reações comuns: rash cutâneo (erupção na pele), inchaço no local da injeção e febre foram relatados com frequência em estudos conduzidos em adolescentes e adultos.
- Reações incomuns: infecção do trato respiratório superior, sintomas semelhantes à rinite, faringite, aumento ou surgimento de gânglios próximos à região do local da vacinação (linfadenopatia), irritabilidade, cefaleia, sonolência, náusea, vômito, coceira, dores musculares e nas articulações, cansaço, mal-estar e febre alta.
- Reações raras: conjuntivite, dor abdominal, diarreia, urticária, reações alérgicas (incluindo anafilaxia), convulsões, vasculite. Erupções mais severas na pele e Herpes Zóster. Uma tendência de maior incidência de dor, vermelhidão e inchaço após a segunda dose da vacina foi observada quando comparada à primeira dose.
Não se observou nenhuma diferença de perfil de reatogenicidade entre os indivíduos inicialmente soropositivos e os inicialmente soronegativos.
Quais as contraindicações da vacina contra varicela?
Pessoas que tiveram anafilaxia causada por qualquer dos componentes da vacina ou após dose anterior, e gestantes.
Pessoas com deficiência do sistema imunológico, seja por doença ou tratamento imunossupressor.
É necessário pedido médico para receber a vacina contra a varicela?
Não é necessário pedido médico.