Este exame estuda todos os órgãos que compõem o abdômen e a pelve, podendo abranger órgãos como o fígado, os intestinos, os rins, o cólon, a vesícula biliar e os órgãos sexuais.
A ressonância magnética do abdome total é um exame indolor e não invasivo que estuda todos os órgãos que compõem o abdômen e a pelve, podendo abranger órgãos como o fígado, os intestinos, os rins, o cólon, a vesícula biliar e os órgãos sexuais.
O exame de ressonância magnética do abdome total é feito na máquina de ressonância magnética. O paciente deita na maca, que desliza para dentro do aparelho circular. É necessário permanecer imóvel por alguns minutos durante o exame. O equipamento é extremamente seguro, com iluminação e ventilação adequadas.
A ressonância magnética funciona à base de poderosos ímãs, que criam um campo magnético que permite a composição de imagens. Outro componente que melhora a qualidade das imagens da ressonância magnética são as ondas de radiofrequência emitidas pela máquina.
O exame de ressonância magnética do abdome total estuda todo o abdome, permitindo o diagnóstico de tumores, inflamações, nódulos e cistos, além de doenças no fígado, rins, pâncreas, bexiga, órgãos reprodutivos e intestino.
Em pacientes do sexo feminino, a ressonância magnética do abdome total pode ajudar na descoberta e confirmação de endometriose e avaliação de miomas uterinos.
O exame de ressonância magnética do abdome total leva entre 30 e 60 minutos. Entretanto, o tempo pode variar dependendo da necessidade do uso de contraste ou da complexidade do caso.
O exame de ressonância magnética do abdome total pode ser solicitado por diversos especialistas, como gastroenterologistas, urologistas, ginecologistas e oncologistas.
O exame de ressonância magnética do abdome total é geralmente contraindicado para indivíduos com implantes metálicos, como marca-passos cardíacos, desfibriladores, clipes de aneurisma cerebral, certos tipos de válvulas cardíacas, certos tipos de próteses vasculares e pinos, placas, parafusos ou hastes metálicas.
Além disso, grávidas que estejam no primeiro trimestre de gestação também devem evitar o procedimento, a menos que seja absolutamente necessário. Portanto, é crucial informar todos os detalhes médicos ao radiologista antes do exame.
Documentos obrigatórios: leve pedido médico, carteira do convênio, CPF e documento com foto.
Chegada: compareça com 30 minutos de antecedência em relação ao horário agendado.
Duração: o exame tem duração média de 20 a 40 minutos.
Jejum: mantenha jejum absoluto de 4 horas antes do exame (inclusive líquidos).
Contraindicações: não poderão realizar o exame pacientes com dispositivos metálicos corporais, metais intraoculares (lentes de contato não interferem), cílios postiços ou colados, tatuagens ou micropigmentação recentes (menos de quatro semanas). Em caso de atraso menstrual ou dúvida sobre gravidez, avise a equipe no local.
Exames anteriores: leve exames de imagem anteriores relacionados ao problema atual, preferencialmente em mídia digital (CD/DVD com laudo) e/ou com login e senha para acesso remoto, caso sejam de outra instituição. Pessoas com doenças renais devem apresentar exame de creatinina recente, realizado há no máximo 90 dias.
Acompanhante: menores de 18 anos devem estar acompanhados de um responsável maior de idade, que permanecerá até o fim do exame.
Outras orientações: compareça sem cabelo molhado ou produtos cosméticos (como cremes, maquiagem ou esmaltes), e com roupas confortáveis sem metais. Acessórios metálicos (joias, piercings, adornos, aparelhos ortodônticos móveis) devem ser removidos antes do exame.
Clique no link abaixo e acesse o preparo completo para o exame de Ressonância Magnética do Abdome Total e as orientações para casos com anestesia.
O prazo pode variar de acordo com a unidade. Por favor, entre em contato conosco pelo telefone 3003-3595 para confirmar o prazo.
Para informações sobre cobertura, acesse a nossa página de Planos e Convênios.
Para informações sobre valores de exames, entre em contato conosco pelo telefone 3003-3595.