Este exame estuda a coluna dorsal, que engloba toda a coluna vertebral do paciente, da base do crânio até a pelve.
A ressonância magnética, também conhecida pela sigla RM, é um exame que permite visualizar estruturas anatômicas sem a necessidade de procedimentos cirúrgicos, portanto, de forma não invasiva.
Neste caso, o exame estuda a região dorsal da coluna, localizada na região média das costas. A coluna dorsal compreende as vértebras T1 a T12.
O exame é realizado na máquina de ressonância magnética. Funciona da seguinte forma: o paciente deita na maca, que desliza para dentro de um aparelho circular. O equipamento é extremamente seguro, com iluminação e ventilação adequadas.
A ressonância magnética funciona à base de poderosos ímãs, que criam um campo magnético que permite a composição de imagens. Por isso, deve-se remover objetos metálicos antes do exame. Outro componente que melhora a qualidade das imagens da ressonância magnética são as ondas de radiofrequência emitidas pela máquina.
Em alguns casos, pode ser necessária a aplicação de contraste, substância injetada na veia do paciente que permite melhor visualização de detalhes da coluna dorsal. Esta etapa deve vir antes da entrada do paciente na máquina.
Ela avalia por completo a região, permitindo o diagnóstico de condições como fraturas, hérnia de disco, desgastes, achatamentos e deslocamentos.
Processos inflamatórios, malformações, tumores e discopatias degenerativas também podem ser visualizados por meio do exame. E ainda pode ser feita como preparo pré-cirúrgico para procedimentos de correção da coluna vertebral, com o objetivo de tratar condições como a escoliose.
A ressonância magnética (RM) da coluna dorsal pode ser solicitada por diversos especialistas, dependendo da condição clínica do paciente como reumatologistas, ortopedistas e neurologistas.
Documentos obrigatórios: leve pedido médico, carteira do convênio, CPF e documento com foto.
Chegada: compareça com 30 minutos de antecedência em relação ao horário agendado.
Duração: o exame tem duração média de 20 a 40 minutos.
Jejum: não é necessário jejum, exceto se o exame for realizado com anestesia ou sedação (nesse caso, siga as orientações específicas de preparo da anestesia).
Contraindicações: não poderão realizar o exame pacientes com metais intraoculares (exceto lentes de contato), tatuagens ou micropigmentações com menos de quatro semanas, cílios postiços magnéticos ou colados, ou piercings não removidos.
Exames anteriores: leve exames de imagem anteriores relacionados ao problema atual, preferencialmente em mídia digital (CD/DVD com laudo) e/ou com login e senha para acesso remoto, caso sejam de outra instituição. Pessoas com doenças renais devem apresentar um exame de creatinina recente, realizado há no máximo 90 dias.
Acompanhante: menores de 18 anos devem estar acompanhados de um responsável maior de idade, que permanecerá até o fim do exame.
Outras orientações: compareça sem cremes, maquiagem, esmaltes ou produtos no cabelo e retire acessórios metálicos (como correntes, relógios, brincos, piercings e cintos).
Clique no botão abaixo para conferir o preparo completo do exame Ressonância Magnética de Coluna Dorsal e as orientações para casos com anestesia.
O prazo pode variar de acordo com a unidade. Por favor, entre em contato conosco pelo telefone 3003-3595 para confirmar o prazo.
Para informações sobre cobertura, acesse a nossa página de Planos e Convênios.
Para informações sobre valores de exames, entre em contato conosco pelo telefone 3003-3595.