Este exame avalia o pé, seus ossos, tendões, músculos e as outras estruturas. É possível diagnosticar diversas condições, além de permitir o preparo pré-cirúrgico, no caso de cirurgia no local.
A ressonância magnética do pé é um exame de imagem não invasivo que utiliza campos magnéticos e ondas de rádio para gerar imagens detalhadas das estruturas internas da região, como ossos, tendões e músculos. Assim, é possível auxiliar o médico no diagnóstico de doenças e no acompanhamento dos tratamentos. O procedimento também pode fazer parte do preparo pré-cirúrgico.
O exame pode ser utilizado para diagnosticar fraturas e fissuras nos ossos do pé, observar inflamações, torções, lesões e também para estudar condições diversas, como a fascite plantar e o neuroma de Morton, além de tumores e abcessos.
Inicialmente, o profissional compartilha as orientações necessárias, que incluem a retirada de joias e de outros acessórios metálicos. Após receber as instruções, o paciente se deita em uma maca, que se move para dentro da máquina de ressonância magnética. É necessário permanecer imóvel durante o procedimento.
O equipamento emite um campo magnético e ondas de radiofrequência. Por isso, o paciente ouve sons altos e repetitivos, que são normais. Fones de ouvido ou tampões auriculares podem ser oferecidos para reduzir o desconforto.
O médico pode indicar o uso de contraste para melhorar a visualização das estruturas e/ou anestesia para manter a imobilidade, especialmente quando o paciente é claustrofóbico ou possui dores intensas. Muitas vezes, a recomendação também serve para crianças pequenas e pessoas com deficiência.
A máquina é bastante segura e possui iluminação e ventilação adequadas. Com uma preparação bem orientada e conhecimento do que esperar, os pacientes podem realizar o exame com mais tranquilidade.
A ressonância magnética do pé é geralmente solicitada por ortopedistas, mas também pode ser prescrita por outros médicos especialistas, como reumatologistas.
Na Rede D’Or, você pode contar com diversos exames de diagnóstico para identificar doenças com precisão, além de profissionais especializados para indicar a melhor forma de tratamento e recomendar os medicamentos essenciais para a sua recuperação, se necessário.
CHEGADA: 1 hora antes do exame.
DURAÇÃO: O exame tem duração média prevista de 1 hora por segmento.
JEJUM: para exames com anestesia em adultos, é necessário jejum absoluto de 8 horas e a suspensão de certos medicamentos. Já no caso de crianças, o jejum varia conforme a idade.
CONTRAINDICAÇÕES: avise ao técnico responsável pelo exame caso você tenha tatuagens ou seja portador dos seguintes dispositivos: marcapasso cardíaco; desfibrilador cardíaco implantável; implante coclear; clipes vasculares metálicos; prótese vascular; stent vascular; DIU; próteses ortopédicas. Em caso de atraso menstrual ou incerteza em relação a gravidez, informar à equipe no local.
EXAMES ANTERIORES: se possuir exames de imagem relacionados ao problema atual, leve-os para comparação. Para pessoas com problemas renais, é necessário levar um exame de creatinina recente, feito até 90 dias antes do exame.
OUTRAS INFORMAÇÕES: leve os documentos necessários (pedido médico, carteira do convênio, CPF e documento com foto). É necessário não comparecer com o cabelo molhado ou com produtos cosméticos, também na região que será analisada. É proibido utilizar acessórios metálicos, maquiagens e esmaltes, pois eles podem alterar a imagem.
Clique no link abaixo e acesse o preparo completo para o exame de Ressonância Magnética do Pé.
O prazo pode variar de acordo com a unidade. Por favor, entre em contato conosco pelo telefone 3003-3595 para confirmar o prazo.
Para informações sobre cobertura, acesse a nossa página de Planos e Convênios.
Para informações sobre valores de exames, entre em contato conosco pelo telefone 3003-3595.