Na Angiorressonância Magnética Arterial de Pelve, o enfoque são as artérias da pelve, principalmente artéria ilíaca, a artéria umbilical e artéria sacral.
A angiorressonância magnética, também chamada de angiografia por ressonância magnética, é um exame utilizado para observar artérias e veias de forma não invasiva. Essa técnica permite avaliar as estruturas do sistema vascular por meio da emissão de ondas magnéticas.
No caso da angiorressonância magnética arterial de pelve, o enfoque é na região pélvica, principalmente as artérias ilíaca, umbilical e sacral.
Com a angiorressonância magnética é possível identificar condições relacionadas ao sistema vascular, como a estenose, um estreitamento de vaso sanguíneo que dificulta a passagem de sangue.
O exame também ajuda a detectar oclusões, entupimento completo, aneurismas, anomalias anatômicas, malformações e complicações vasculares que podem ocorrer após cirurgias de grande porte.
Inicialmente, o paciente deita em uma maca, que desliza para dentro do aparelho circular de ressonância magnética. Para obter imagens claras, é preciso permanecer imóvel durante o exame.
O equipamento utiliza campos magnéticos e pulsos de rádio para a obtenção das imagens. Por isso, antes do exame, deve-se retirar acessórios metálicos. É normal que o paciente ouça sons rítmicos e batidas durante o procedimento..
Em alguns casos, pode ser usado contraste paramagnético à base de gadolínio, para melhor visualização dos vasos sanguíneos. Já em outros, podem ser administrados sedativos e anestésicos, como em casos de pacientes claustrofóbicos.
A angioressonância magnética arterial de pelve pode ser indicada por diversos médicos especialistas, como angiologistas, cirurgiões vasculares e cardiologistas.
Documentos obrigatórios: leve pedido médico, carteira do convênio, CPF e documento com foto.
Chegada: compareça com 30 minutos de antecedência em relação ao horário agendado.
Duração: o exame tem duração média de 20 a 40 minutos.
Jejum: mantenha jejum absoluto de 4 horas antes do exame (inclusive líquidos).
Contraindicações: não poderão realizar o exame pacientes com dispositivos metálicos corporais, metais intraoculares (lentes de contato não interferem), cílios postiços ou colados, tatuagens ou micropigmentação recentes (menos de quatro semanas). Em caso de atraso menstrual ou dúvida sobre gravidez, avise a equipe no local.
Exames anteriores: leve exames de imagem anteriores relacionados ao problema atual, preferencialmente em mídia digital (CD/DVD com laudo) e/ou com login e senha para acesso remoto, caso sejam de outra instituição. Pessoas com doenças renais devem apresentar exame de creatinina recente, realizado há no máximo 90 dias.
Acompanhante: menores de 18 anos devem estar acompanhados de um responsável maior de idade, que permanecerá até o fim do exame.
Outras orientações: compareça sem cabelo molhado ou produtos cosméticos (como cremes, maquiagem ou esmaltes), e com roupas confortáveis sem metais. Acessórios metálicos (joias, piercings, adornos, aparelhos ortodônticos móveis) devem ser removidos antes do exame.
Clique no botão abaixo para conferir o preparo completo do exame Angioressonância Magnética Arterial de Pelve e as orientações para casos com anestesia.
O prazo pode variar de acordo com a unidade. Por favor, entre em contato conosco pelo telefone 3003-3595 para confirmar o prazo.
Para informações sobre cobertura, acesse a nossa página de Planos e Convênios.
Para informações sobre valores de exames, entre em contato conosco pelo telefone 3003-3595.