O objetivo deste exame é estudar a articulação do punho, onde os ossos rádio e ulna encontram-se com os ossos do carpo.
A ressonância magnética, também conhecida pela sigla RM, é um exame que possibilita a visualização de estruturas anatômicas, como ossos e músculos, de forma não invasiva. No caso da ressonância magnética articular de punho, o objetivo é estudar a articulação do punho, onde os ossos rádio e ulna encontram-se com os do carpo.
É o punho que nos permite realizar movimentos diversos, como dirigir, jogar tênis e movimentar um mouse de computador. Ele é composto por duas articulações, além de uma série de tendões e ligamentos. Quando há queixa de dor no punho que não pode ser diagnosticada por outros exames, recomenda-se uma ressonância magnética articular.
Com o exame de ressonância magnética articular, é possível diagnosticar fraturas no punho. Devido aos inúmeros pequenos ossos que o compõem, exames como o Raio-X muitas vezes não permitem o diagnóstico de uma fratura, assim, a ressonância magnética é recomendada. O mesmo vale para entorses ou torções no local.
Além disso, outras condições que podem ser diagnosticadas por meio da ressonância magnética articular de punho incluem a síndrome do túnel do carpo, a síndrome de Quervain, a tendinite, a artrite reumatoide e a doença de Kienbock. Essa última se trata de uma doença em que um dos ossos que compõem o carpo não recebe suprimento de sangue suficiente e começa a degenerar. Isso causa dor constante no punho.
O exame é feito na máquina de ressonância magnética. O paciente deita na maca, que desliza para dentro do aparelho circular. É necessário permanecer imóvel por alguns minutos. É importante lembrar que o equipamento é seguro, com iluminação e ventilação adequadas.
A ressonância magnética funciona à base de poderosos ímãs, que criam um campo magnético que permite a composição de imagens. Por isso, é obrigatório remover objetos metálicos antes do exame.
Outro componente que melhora a qualidade das imagens da ressonância magnética são as ondas de radiofrequência emitidas pela máquina.
Esse exame é frequentemente solicitado por ortopedistas, reumatologistas, fisiatras, entre outros. A indicação do exame é feita com base na avaliação clínica e nos sintomas apresentados, especialmente em casos de dores persistentes, suspeita de lesões ou dificuldades de movimento no punho.
Documentos obrigatórios: leve pedido médico, carteira do convênio, CPF e documento com foto.
Chegada: compareça com 30 minutos de antecedência em relação ao horário agendado.
Duração: o exame tem duração média de 20 a 40 minutos.
Jejum: não é necessário jejum, exceto se o exame for realizado com anestesia ou sedação (nesse caso, siga as orientações específicas de preparo da anestesia).
Contraindicações: não poderão realizar o exame pacientes com metais intraoculares (exceto lentes de contato), tatuagens ou micropigmentações com menos de quatro semanas, cílios postiços magnéticos ou colados, ou piercings não removidos.
Exames anteriores: leve exames de imagem anteriores relacionados ao problema atual, preferencialmente em mídia digital (CD/DVD com laudo) e/ou com login e senha para acesso remoto, caso sejam de outra instituição. Pessoas com doenças renais devem apresentar um exame de creatinina recente, realizado há no máximo 90 dias.
Acompanhante: menores de 18 anos devem estar acompanhados de um responsável maior de idade, que permanecerá até o fim do exame.
Outras orientações: compareça sem cremes, maquiagem, esmaltes ou produtos no cabelo e retire acessórios metálicos (como correntes, relógios, brincos, piercings e cintos).
Clique no botão abaixo para conferir o preparo completo do exame Ressonância Magnética Articular de Punho e as orientações para casos com anestesia.
O prazo pode variar de acordo com a unidade. Por favor, entre em contato conosco pelo telefone 3003-3595 para confirmar o prazo.
Para informações sobre cobertura, acesse a nossa página de Planos e Convênios.
Para informações sobre valores de exames, entre em contato conosco pelo telefone 3003-3595.