Além de mostrar os contornos da tireoide, o Tecnécio também se liga aos nódulos com maior facilidade, o que permite a sua melhor visualização nos casos suspeitos de nódulos da tireoide.
A cintilografia é um exame que faz parte da Medicina Nuclear, utilizando compostos levemente radioativos injetados em veias e órgãos por meio de cateteres. Conforme os compostos radioativos se movimentam é possível obter imagens e busca de um diagnóstico preciso e correto.
No caso da Cintilografia de Tireoide e/ou Captação (Tecnécio – 99m Tc), o exame é feito por meio de uma variante do elemento químico Tecnécio.
Ao contrário de outras variedades deste exame, na Cintilografia de Tireoide e/ou Captação (Tecnécio – 99m Tc) é possível obter imagens de alta qualidade da tireoide, sem precisar utilizar grande quantidade de radiação.
Além de mostrar os contornos da tireoide, o Tecnécio também se liga aos nódulos com maior facilidade, o que permite a sua melhor visualização nos casos suspeitos de nódulos da tireoide.
Na Cintilografia de Tireoide e/ou Captação (Tecnécio – 99m Tc), o paciente recebe o medicamento por via endovenosa.
Cerca de vinte minutos depois da injeção, é encaminhado a uma máquina similar à de Raios X, que capta imagens da tireoide, e, dependendo dos pontos onde o medicamento se concentrou, pode ser necessário retornar à clínica, no dia seguinte, para captar novas imagens da tireoide e ajudar no diagnóstico preciso e correto.
A Cintilografia de Tireoide e/ou Captação (Tecnécio – 99m Tc) estudar a tireoide em profundidade, com imagens obtidas da interação entre o Tecnécio e as células que compõem a tireoide.
Com este exame, é possível estudar se há formação de tumores na tireoide e também as causas do hipotireoidismo e do hipertireoidismo, como a Doença de Graves, por exemplo. Inflamações, como a tireoidite, e nódulos na tireoide também podem ser visualizados.
Documentos obrigatórios: leve pedido médico, carteira do convênio, CPF e documento com foto.
Chegada: compareça com 30 minutos de antecedência ao horário agendado.
Duração: o exame dura, em média, 3 horas.
Jejum: 4 horas de jejum.
Contraindicações:Gravidez ou amamentação: exame condicionado à avaliação conjunta entre paciente, médico solicitante e equipe de Medicina Nuclear, com apresentação obrigatória de carta de ciência do médico solicitante.
Preparo: suspender antitireoidianos (Tapazol® e Propiltiouracil) de 3 a 5 dias antes do exame, levotiroxina por pelo menos 28 dias e medicamentos ou produtos que contenham iodo por 2 semanas. Informar uso de amiodarona ou realização recente de exame com contraste iodado.
Exames anteriores: leve exames de imagem relacionados ao problema atual, preferencialmente em CD/DVD com laudo e/ou login e senha de acesso remoto, caso sejam de outra instituição.
Acompanhante: menores de 18 anos devem estar acompanhados de um responsável. Por recomendações relacionadas à radioproteção, gestantes não devem acompanhar a realização do exame no Centro de Medicina Nuclear.
Observações gerais: a unidade não dispõe de equipe para cuidar de crianças durante o exame.
Clique no botão abaixo para conferir o preparo completo do exame Cintilografia da Tireoide e/ou Captação (Tecnécio – 99m Tc).
O prazo pode variar de acordo com a unidade. Por favor, entre em contato conosco pelo telefone (11) 3457-1000 para confirmar o prazo.
Para informações sobre cobertura, acesse a nossa página de Planos e Convênios.
Para informações sobre valores de exames, entre em contato conosco pelo telefone (11) 3457-1000.