
Meningite C
A vacina contra a meningite C é composta pelo oligossacarídeo meningocócico C conjugado com a proteína CRM197 e não possui o micro-organismo causador da doença,
Recomendada para gestante Sim
O que é a vacina da meningite C?
É um imunizante eficaz contra a infecção causada pela bactéria Neisseria meningitidis do sorogrupo C, uma das principais responsáveis por casos graves de meningite meningocócica. Essa doença provoca inflamação nas membranas que envolvem o cérebro e a medula espinhal, podendo evoluir rapidamente.
A vacina contra a meningite C é composta pelo oligossacarídeo meningocócico C, conjugado com a proteína CRM197. Trata-se de um imunizante inativado, portanto, não tem como causar a doença.
Para que serve a vacina da meningite C?
O seu principal objetivo é prevenir a meningite meningocócica do tipo C, de modo a reduzir o risco de infecção e suas complicações, como sequelas neurológicas, perda auditiva e óbito. A vacinação também ajuda a diminuir a circulação da bactéria na comunidade, o que contribui para proteger quem ainda não foi imunizado.
Quem deve tomar a vacina da meningite C?
A vacina contra a meningite C é indicada para crianças, adolescentes, adultos e idosos com condições que aumentem o risco para a doença meningocócica, além de viajantes com destino às regiões onde há risco elevado dessa infecção.
Quantas doses da vacina da meningite C são necessárias?
São necessárias três doses da vacina meningocócica C na infância: aos 3 e 5 meses, com reforço aos 12 meses, que pode ser aplicado até os 4 anos, 11 meses e 29 dias, caso haja atraso. Além disso, reforços são recomendados entre 5 e 6 anos e aos 11 anos, de acordo com a Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm).
Em adultos, a vacinação é indicada com dose única somente em situações específicas, como surtos, viagens para áreas endêmicas ou condições de saúde que aumentem o risco de ter a doença.
No entanto, a SBIm recomenda que a vacina meningocócica conjugada quadrivalente (ACWY) seja preferida para crianças, adolescentes e adultos, visto que protege contra três outros tipos de meningococos, além do C.
Para adolescentes, uma dose da vacina meningocócica ACWY é indicada entre 11 e 14 anos. Em caso de ausência de vacinação na infância, recomendam-se duas doses, com intervalo de cinco anos entre elas.
Quais são as reações adversas da vacina da meningite C?
Em geral, os efeitos adversos se manifestam nas primeiras horas após a vacinação e melhoram em cerca de 72 horas. Pode ocorrer vermelhidão, inchaço, dor ou sensibilidade no local da aplicação, além de dor de cabeça, sobretudo em adultos.
Já em crianças com menos de dois anos, podem ocorrer vômitos, diarreia, sonolência e agitação. Outras reações adversas comuns incluem febre maior ou igual a 38°C, irritabilidade, choro intenso (em crianças pequenas) e dor muscular.
A vacina da meningite C vale por quanto tempo?
A proteção conferida pela vacina pode variar, mas geralmente dura por alguns anos. Por isso, reforços são recomendados em determinadas faixas etárias.
Pode beber depois de tomar a vacina da meningite C?
Não há contraindicação específica quanto ao consumo de bebidas alcoólicas após a vacinação. No entanto, é recomendável evitar o excesso de álcool, já que essa substância pode intensificar ou disfarçar possíveis efeitos adversos.
Quais são as contraindicações da vacina da meningite C?
A vacina é contraindicada para pessoas que tiveram anafilaxia após uso de qualquer componente da vacina ou da dose anterior. Em caso de febre no momento da aplicação, a vacinação deve ser adiada.
Gestante pode tomar a vacina da meningite C?
A vacinação durante a gestação deve ser avaliada individualmente. Em situações de risco aumentado de exposição, como surtos ou condições clínicas específicas, o médico pode recomendar a imunização contra a meningite C.
Quem já tomou a vacina meningite C pode tomar contra meningite ACWY?
Sim. A vacina meningocócica ACWY protege contra quatro sorogrupos (A, C, W e Y) e pode ser administrada mesmo por quem já tomou a vacina contra o tipo C, como forma de ampliar a proteção.
A vacina ACWY substitui a da meningite C?
Sim, pode substituir. De acordo com a SBIm, a vacina ACWY é preferencial para crianças, adolescentes e adultos, sempre que disponível.