Ortopedia

Reconstrução e Alongamento Ósseo

Existem muitos motivos pelos quais um indivíduo pode necessitar do auxílio da ortopedia de reconstrução e alongamento ósseo.Ele pode, por exemplo, ter sofrido um acidente de carro que causou um grande traumatismo em um osso, como seu esmagamento e, até mesmo necrose, sendo que é preciso remover esse osso e combater quaisquer infecções que ele possa ter causado. Nesse caso, o especialista em reconstrução óssea entra em cena para reconstruir esse osso afetado ou melhorar sua aparência para que o paciente volte a ter seus movimentos normalizados ou pelo menos maior qualidade de vida.

Marcar ConsultaENCONTRE UM ESPECIALISTA

O que é ortopedia de reconstrução e alongamento ósseo?

Existem muitos motivos pelos quais um indivíduo pode necessitar do auxílio da ortopedia de reconstrução e alongamento ósseo.

Ele pode, por exemplo, ter sofrido um acidente de carro que causou um grande traumatismo em um osso, como seu esmagamento e, até mesmo necrose, sendo que é preciso remover esse osso e combater quaisquer infecções que ele possa ter causado. Nesse caso, o especialista em reconstrução óssea entra em cena para reconstruir esse osso afetado ou melhorar sua aparência para que o paciente volte a ter seus movimentos normalizados ou pelo menos maior qualidade de vida.

O acidente também pode causar, por exemplo, um encurtamento de um osso, que pode ser tratado pelo especialista em alongamento ósseo.

A diferença de altura entre os membros do corpo humano também pode ser congênita e cabe à ortopedia de reconstrução e alongamento ósseo auxiliar o paciente no processo de normalidade. Caso a diferença seja mais por conta da aparência do que por conta da mobilidade, pode ser feito um alongamento ósseo estético.

Para tratar essa condição, é feito um alongamento ósseo com haste intramedular expansível. Trata-se de uma cirurgia minimamente invasiva, na qual essa haste é expandida cerca de 1mm por dia, permitindo que o paciente consiga desenvolver até 8 centímetros de osso novo.

A reconstrução óssea também é feita por meio cirúrgico, geralmente sendo executada por um especialista em reconstrução óssea. O objetivo é sempre se esforçar para evitar uma amputação, recorrendo, por exemplo, aos fixadores externos, as chamadas “gaiolas”, para obter um auxílio na cura.

Outro procedimento comum à reconstrução óssea é o transporte ósseo, onde se é retirado um osso saudável de alguma parte do corpo, como a bacia, por exemplo, para substituir o osso que foi esmagado e acabou por necrosar.

Por serem tratamentos complementares e subespecialidades da ortopedia, por vezes um especialista em reconstrução óssea costuma ser também um especialista em alongamento ósseo.

A Rede D’Or São Luiz conta com mais de 87 mil médicos em seu quadro de funcionários, capacitados para oferecer tratamento médico especializado de excelência. Os hospitais, consultórios, clínicas e ambulatórios da Rede D’Or São Luiz estão espalhados pelos estados de Rio de Janeiro, São Paulo, Distrito Federal, Pernambuco, Maranhão e Bahia.