Ortopedia

Ortopedia de Pé e Tornozelo

O ser humano os usa para correr, caminhar, dirigir seu carro e praticar exercícios físicos. Os pés e tornozelos sofrem diariamente uma quantidade enorme de impactos, que podem ou não ser sustentados.Quando algum problema afeta a região, o ideal é procurar a ortopedia de pé e tornozelo, a especialidade capaz de prevenir condições médicas, diagnosticar rapidamente o que pode estar acontecendo com o paciente e também oferecer tratamentos que serão capazes de ajudá-lo a recuperar sua qualidade de vida.

Marcar ConsultaENCONTRE UM ESPECIALISTA

O que é ortopedia do pé e tornozelo?

O ser humano os usa para correr, caminhar, dirigir seu carro e praticar exercícios físicos. Os pés e tornozelos sofrem diariamente uma quantidade enorme de impactos, que podem ou não ser sustentados.

Quando algum problema afeta a região, o ideal é procurar a ortopedia de pé e tornozelo, a especialidade capaz de prevenir condições médicas, diagnosticar rapidamente o que pode estar acontecendo com o paciente e também oferecer tratamentos que serão capazes de ajudá-lo a recuperar sua qualidade de vida.

Uma grande variedade de condições e doenças é capaz de afetar essa parte do corpo humano. Alguns exemplos incluem bursite do tendão calcâneo, fascite plantar, joanete e entesopatia do tendão calcâneo especialmente na ortopedia do pé.

Já a ortopedia do tornozelo pode tratar de gota, osteoartrite, artrite reumatoide, síndrome de reiter, tendinopatia, tendinite e síndrome do túnel do tarso.

Fraturas e torções, chamadas de entorses, também podem acometer o pé e o tornozelo, de um modo geral. Para avaliar se há a necessidade de imobilização ou mesmo de cirurgia, é preciso consultar um médico da ortopedia especialista em pé ou em tornozelo.

Alguns casos que requerem cirurgia no tornozelo podem ser feitos com um artroscópio, em um procedimento chamado artroscopia, que consiste, basicamente, em uma pequena inserção por onde são colocados uma pequena câmera e o equipamento médico, permitindo que os especialistas vejam o interior da articulação e façam pequenos reparos sem a necessidade de incisões muito grandes. Isso não só diminui o tempo de recuperação do paciente, como também as chances de hemorragia e de infecção.

Por conta da proximidade e da interconexão entre ambas as áreas do corpo, comumente, um especialista em ortopedia do pé também é especializado na ortopedia do tornozelo.

A ortopedia do pé e a ortopedia do tornozelo trabalham em conjunto com a Medicina Esportiva, oferecendo a atletas, profissionais e amadores, prognósticos e informações sobre como realizar alongamentos e exercícios que não prejudiquem essa região do corpo.

A Rede D’Or São Luiz conta com profissionais médicos da ortopedia especialistas em pé e tornozelo, localizados em consultórios médicos, hospitais e ambulatórios espalhados pelos estados de Rio de Janeiro, São Paulo, Distrito Federal, Pernambuco, Maranhão e Bahia. Ao todo, em seu quadro de funcionários a Rede D’Or São Luiz conta com 87 mil médicos capacitados para oferecer tratamento médico de excelência em todas as áreas.