Ortopedia

Ortopedia de Ombro

Os especialistas em ortopedia de ombro tratam de condições diversas que podem incluir a tendinite, a bursite, a capsulite adesiva, a osteoartrite e os desgastes nos ossos que compõem a articulação.

Marcar ConsultaENCONTRE UM ESPECIALISTA

O que é ortopedia de ombro?

Uma das articulações mais complexas do corpo humano, o ombro é uma estrutura tão delicada que foi criada uma subespecialização da Ortopedia dedicada especialmente aos profissionais que estudaram e se aprofundaram na prevenção, no diagnóstico e no tratamento de doenças e condições que podem afetar essa região: a ortopedia de ombro.

Os ombros possuem uma articulação formada por três ossos diferentes: a escápula, a clavícula e o úmero. Para compô-lo por completo, entram em cena tendões e músculos que fazem parte do manguito rotador, principal responsável por permitir que os braços sejam levantados e abaixados para a realização de movimentos diversos que permitem que o corpo humano realize exercícios físicos e inúmeras atividades.

Os especialistas em ortopedia de ombro tratam de condições diversas que podem incluir a tendinite, a bursite, a capsulite adesiva, a osteoartrite e os desgastes nos ossos que compõem a articulação.

Por ser uma região muito utilizada por quem pratica esportes e atividades físicas, o ombro pode sofrer de problemas como deslocamentos e fraturas, que precisam ser colocados no lugar pelo especialista em ortopedia de ombro.

Nesse ramo é muito comum a realização de testes de ombro, que incluem alongamentos e testes de força, além de exames de imagem diversos com o objetivo de fechar um diagnóstico mais completo para o paciente.

Por vezes, os pacientes com problemas no ombro requerem a realização de cirurgias para a colocação de próteses, visando sua recuperação completa. Eles também podem necessitar de procedimentos cirúrgicos que envolvem a raspagem de parte do osso, entre outros.

Os especialistas em cirurgia de ombro podem realizar esses procedimentos por meio do artroscópio, um instrumento que possui uma câmera acoplada na ponta de equipamentos médicos diversos, que é inserido em pequenas intervenções sem a necessidade de grandes incisões. Com isso, o tempo de recuperação do paciente diminui consideravelmente.

A Rede D’Or São Luiz é uma rede de de hospitais, ambulatórios, consultórios médicos, laboratórios e clínicas de ortopedia especializadas em ombro com unidades espalhadas pelos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Pernambuco, Maranhão, Bahia e o Distrito Federal. Ao todo, são mais de 5 mil leitos disponíveis para pacientes que necessitem de cirurgia ou de tratamento intensivo.