Ortopedia

Ortopedia de Coluna

A Ortopedia é a especialidade médica responsável por tratar do sistema locomotor, incluindo ossos, músculos, tendões, cartilagens e articulações. Esse sistema pode ser bastante complexo, pois contém uma variedade de tecidos localizados em diferentes partes do corpo e com variadas funções. É por isso que, dentro da Ortopedia, são criadas subdivisões nas quais os médicos podem se especializar e oferecer um tratamento da mais alta qualidade. Esse é o caso da ortopedia de coluna, onde os médicos se especializam na coluna vertebral, uma das partes mais importantes do corpo humano. Além de sustentar os órgãos localizados no tórax, é por ela que passam os nervos que fazem a conexão do cérebro com o restante do corpo e suas extremidades. Diagnosticar condições médicas e realizar cirurgias e tratamentos nessa área tão delicada é a responsabilidade da ortopedia de coluna.

Marcar ConsultaENCONTRE UM ESPECIALISTA

O que é ortopedia de coluna?

A Ortopedia é a especialidade médica responsável por tratar do sistema locomotor, incluindo ossos, músculos, tendões, cartilagens e articulações. Esse sistema pode ser bastante complexo, pois contém uma variedade de tecidos localizados em diferentes partes do corpo e com variadas funções.

É por isso que, dentro da Ortopedia, são criadas subdivisões nas quais os médicos podem se especializar e oferecer um tratamento da mais alta qualidade.

Esse é o caso da ortopedia de coluna, onde os médicos se especializam na coluna vertebral, uma das partes mais importantes do corpo humano. Além de sustentar os órgãos localizados no tórax, é por ela que passam os nervos que fazem a conexão do cérebro com o restante do corpo e suas extremidades. Diagnosticar condições médicas e realizar cirurgias e tratamentos nessa área tão delicada é a responsabilidade da ortopedia de coluna.

A coluna vertebral é dividida em quatro regiões: a cervical, localizada no pescoço; a dorsal, que marca o início das costas; a lombar, que fica na altura dos rins e a sacrococcigiana, bem no final de sua extensão. Alguns médicos especialistas em ortopedia de coluna se concentram ainda em uma única região da coluna vertebral, aprofundando seus conhecimentos ao máximo nessa área.

Em alguns casos, a ortopedia de coluna precisa trabalhar em conjunto com a especialidade médica da Neurologia, como por exemplo, onde há algum problema com os nervos, dormência nas extremidades do corpo e dores constantes no nervo ciático, que podem ser causados por problemas de coluna como o bico de papagaio.

Essa especialidade médica também trabalha com casos de escoliose e
lordose, que devem ser tratados por meio de procedimentos cirúrgicos que visam a correção da postura do indivíduo e da curvatura individual da coluna. Para esses pacientes, é recomendada a visita a um especialista em ortopedia e cirurgia da coluna, que pode indicar se há realmente a necessidade da realização de uma cirurgia.

A ortopedia e a cirurgia de coluna também tratam de pessoas que sofreram traumas, como quedas e acidentes de trânsito, responsáveis por problemas de coluna e dificuldade de movimento. Em conjunto com a Fisioterapia, essa especialidade médica trabalha em prol da reabilitação do paciente.

Outros problemas tratados pela ortopedia de coluna incluem a lombalgia, que é a dor crônica na coluna, os variados tipos de hérnia de disco, a descompressão dos nervos, a artrodese da coluna, os tumores na coluna, a artrose na coluna e a osteoporose.

Visite um especialista em ortopedia de coluna caso tiver os seguintes sintomas: dores constantes nas costas, que podem ficar mais intensas e impedir a movimentação; dor que irradia para outras áreas do corpo; dormência ou formigamento constante nas extremidades como mãos e pés; fraqueza muscular e dificuldades de movimento, em especial durante as manhãs.

A Rede D’Or São Luiz é uma rede de hospitais, ambulatórios, laboratórios,
consultórios médicos e até mesmo clínicas de ortopedia especializadas em coluna. As unidades da Rede D’Or São Luiz estão espalhadas pelos estados de Rio de Janeiro, São Paulo, Distrito Federal, Pernambuco, Maranhão e Bahia. Por ano, a Rede D’Or São Luiz realiza mais de 3,5 milhões de atendimentos médicos de urgência, inclusive com médicos da ortopedia de coluna.