Ortopedia

Ortopedia de Quadril

Para prevenir doenças, diagnosticar um conjunto de condições e oferecer o tratamento correto para devolver ao paciente sua qualidade de vida, o ideal é visitar um médico da ortopedia especialista em quadril.

Marcar ConsultaENCONTRE UM ESPECIALISTA

O que é ortopedia de quadril?

Para ler este texto, você provavelmente deve estar sentado em uma cadeira, sobre o seu quadril. Uma das partes mais essenciais do esqueleto humano, o quadril passa por transformações durante a vida de cada ser humano, se expandindo nos momentos de gravidez e parto, e podendo sofrer desgastes causados pelo uso excessivo e incorreto de suas articulações.

Para prevenir doenças, diagnosticar um conjunto de condições e oferecer o tratamento correto para devolver ao paciente sua qualidade de vida, o ideal é visitar um médico da ortopedia especialista em quadril.

Diferentemente do punho, das mãos, do pé e do tornozelo, que afetam pacientes de qualquer idade, o quadril costuma ser objeto de problemas em idosos e pessoas com idade mais avançada.

Ele pode sofrer de condições como a artrose de quadril, a síndrome do impacto femoroacetabular, a bursite do quadril, a anquilose do quadril, a epifisiólise e a síndrome do piriforme.

Para realizar diagnósticos, os médicos especialistas em quadril realizam exames físicos como o teste de fadir. Eles também recomendam exames de imagem como a ressonância magnética, com o objetivo de ter maior precisão e visualizações corretas do interior da articulação.

Por vezes, o quadril requer que o paciente passe por procedimentos cirúrgicos. Pode ser uma cirurgia de colocação de prótese para substituir a cabeça do fêmur, diminuindo não só a dor, como também devolvendo ao paciente um caminhar mais natural. Esse procedimento é chamado de artroplastia.

A ortopedia de quadril costuma recomendar acompanhamento fisioterápico, para que o paciente consiga ter sua reabilitação de forma mais contínua, contando com o fortalecimento da musculatura ao redor do quadril.

A Rede D’Or São Luiz conta com mais de 87 mil médicos em seu quadro de funcionários, contando inclusive com especialistas em ortopedia de quadril. Os consultórios, hospitais, ambulatórios e laboratórios da Rede D’Or São Luiz estão espalhados pelos estados de Rio de Janeiro, São Paulo, Distrito Federal, Pernambuco, Maranhão e Bahia.