Ortopedia de Punho

Ortopedia de Punho

A ortopedia de punho é a subespecialidade da Ortopedia responsável por prevenir, diagnosticar e tratar condições diversas que podem afetar a região do punho.

O que é ortopedia de punho?

A ortopedia de punho é a subespecialidade da Ortopedia responsável por prevenir, diagnosticar e tratar condições diversas que podem afetar a região do punho.

Cada vez mais, o punho vem sendo usado no cumprimento de funções diversas, como digitar no computador e conduzir um carro. É por conta desse uso contínuo que ele acaba sendo uma das regiões do corpo humano que são mais sujeitas às lesões por esforço repetitivo (LER).

A LER pode causar condições como tendinite, que também pode ser popularmente chamada de “pulso aberto”, a tenossinovite, as luxações e até mesmo as instabilidades dos ossos. Todas essas condições costumam ser diagnosticadas na ortopedia de punho.

Muitas vezes, quando uma pessoa sofre uma queda, seu primeiro movimento é colocar os braços para a frente, como forma de proteger o rosto. Se a queda é muito brusca, esse movimento pode causar uma lesão no punho, que pode ser de uma fratura a até mesmo uma fissura nos ossos que o compõem, sendo que ambas as condições são tratadas pelos médicos da ortopedia de punho.

Os médicos especialistas em ortopedia de punho fazem o uso de exames de imagem, como tomografias, ressonâncias magnéticas e raio-X, com o intuito de obter diagnósticos mais precisos.

Casos de maior gravidade requerem a realização de cirurgias para que o tratamento possa ser completo e que o paciente conquiste de volta a sua qualidade de vida. Essa cirurgias devem ser feitas sempre por um especialista em ortopedia de punho.

A ortopedia de punho também conta com o apoio da fisioterapia na hora de realizar a reabilitação do paciente devolvendo a ele a capacidade de movimentar o braço, realizar os movimentos finos e ter força.

A Rede D’Or São Luiz possui médicos especialistas em ortopedia de punho, além de hospitais, ambulatórios, laboratórios e clínicas de fisioterapia e reabilitação espalhadas pelos estados de Rio de Janeiro, São Paulo, Distrito Federal, Pernambuco, Sergipe, Maranhão e Bahia. Por ano, a Rede D’Or São Luiz realiza mais de 3,5 milhões de atendimentos médicos de urgência, inclusive com a utilização de profissionais especialistas em ortopedia de punho.