Mamografia Digital

A mamografia é um exame de imagem que fornece imagem completa da estrutura das mamas, permitindo visualização completa da anatomia, nódulos e cistos que podem ser rastreados para a detecção do câncer de mama.

Sinônimos

  • MAMOGRAFIA 3D
  • MAMOGRAFIA COM TOMOSSÍNTESE
  • MAMOGRAFIA DE ALTA RESOLUÇÃO

O que é Mamografia Digital Bilateral?

A mamografia é um exame de imagem que fornece imagem completa da estrutura das mamas, permitindo visualização completa da anatomia, nódulos e cistos que podem ser rastreados para a detecção do câncer de mama.

Na mamografia digital bilateral, o exame é feito em ambas as mamas e fornece imagens processadas em dispositivo digital. Assim a visualização do exame é feita via computador (ao invés das tradicionais lâminas ou chapas de raio-X obtidas na mamografia analógica), permitindo ampliar imagens e trabalhar de diferentes formas para que forneçam maior qualidade de visualização e resultado mais preciso.

 

Como é feito o exame Mamografia Digital Bilateral?

A mamografia digital bilateral é feita com um aparelho chamado mamógrafo, que capta as imagens das mamas.

Na mamografia digital bilateral o paciente encaixa sua mama entre duas placas imobilizando-as e aplicando pressão homogênea ao tecido. As imagens são capturadas pelo mamógrafo em diferentes ângulos.

Alguns pacientes acham a mamografia digital bilateral dolorosa, dependendo da sensibilidade de cada um. É preciso lembrar que a mamografia é a melhor forma  de prevenção do câncer de mama. O desconforto é temporário, e a paciente sai do exame com resultado que ajuda a prevenir outras doenças e o câncer de mama.

 

Para que serve o Exame Mamografia Digital Bilateral?

A  mamografia digital bilateral fornece imagens precisas e gerais das mamas, permitindo a procura e rastreamento de nódulos e cistos que, por ventura, possam ser cancerígenos, para pacientes do sexo feminino e masculino.

É recomendada periodicamente no sexo feminino a partir dos 30 anos, em especial quando há histórico de câncer de mama na família. Consulte seu médico quanto a necessidade da mamografia digital bilateral.

Por ano, a Rede D’Or São Luiz realiza mais de 3,4 milhões de atendimentos médicos de urgência e emergência. A Rede D’Or São Luiz está presente nos estados de Rio de Janeiro, São Paulo, Distrito Federal, Pernambuco, Maranhão, Sergipe e Bahia.

Orientações

Preparo

  • Não passar talco ou creme nas mamas e desodorantes nas axilas
  • Exame de mamografia em gestantes será realizado mediante indicação e autorização médica com a utilização dos equipamentos de proteção recomendados.
  • Não pode estar menstruada nem próxima da menstruação.

Orientações Gerais

  • Chegar com 30 minutos de antecedência.
  • Em casos de atrasos o exame poderá ser reagendado.
  • Se houver exames anteriores de imagem relacionados para comparação da mama com exames anteriores trazer na data da realização do exame (Mamografia e Ultrassonografia).
  • Pacientes menores de 18 anos é obrigatório vir com acompanhante maior de 18 anos.
  • Continue tomando a medicação prescrita por seu médico.

Documentos Necessários

  • Documento original com foto.
  • Carteira do convênio (com o último comprovante de pagamento quando for particular).
  • Guia ou senha, caso necessário, de acordo com a orientação do convênio.
  • Pedido do exame com carimbo e assinatura do médico.

Prazo de entrega

O prazo pode variar de acordo com a unidade. Por favor, entre em contato conosco pelo telefone (21) 3978-6400 para confirmar o prazo.

Cobertura

Para informações sobre cobertura, acesse a nossa página de Planos e Convênios.

Preços e pagamento

Pagamento particular

Para informações sobre valores de exames, entre em contato conosco pelo telefone (21) 3978-6400.