O exame Cisticercose – Anticorpos IgG (LCR) identifica anticorpos no líquor que podem indicar infecção ativa no cérebro pela larva da Taenia solium (neurocisticercose), sendo um reforço importante ao diagnóstico por imagem.
Informação importante
Este exame não necessita de agendamento.
Este é um exame laboratorial que verifica, por meio da técnica ELISA, se há anticorpos IgG contra o parasita Taenia solium no líquor, líquido que envolve o cérebro e a medula espinhal.
Ele serve como um apoio para confirmar casos de neurocisticercose quando há suspeita clínica e evidências por exames de imagem.
Ele ajuda a identificar se há anticorpos produzidos pelo organismo dentro do sistema nervoso, o que indica uma forma ativa da doença.
Quando o líquor apresenta sinais de inflamação, como mais leucócitos (células de defesa acima de 10/mm³) ou proteína elevada (>50 mg/dL), e o exame detecta anticorpos, é um indicativo de que os parasitas ainda estão ativos e, portanto, mais suscetíveis ao tratamento.
A coleta do líquor é feita por punção lombar, geralmente por um neurologista. O método mais usado é o ELISA, conhecido por sua boa precisão.
Normalmente, o resultado do exame é divulgado como reagente (positivo) ou não reagente (negativo). Os valores de referência podem variar de acordo com cada laboratório.
O exame é mais comumente solicitado por neurologistas, especialmente quando há suspeita de neurocisticercose por sintomas como convulsões, dores de cabeça persistentes ou alterações observadas em exames de imagem (como tomografia ou ressonância).
Não há preparo para este exame.
O prazo pode variar de acordo com a unidade. Por favor, entre em contato com sua unidade de preferência para confirmar o prazo.
Para informações sobre cobertura, acesse a nossa página de Planos e Convênios.
Para informações sobre valores de exames, entre em contato com a sua unidade de preferência.