O exame de CD8 avalia a quantidade de linfócitos T citotóxicos no sangue, células essenciais do sistema imunológico que atuam no combate a infecções.
Informação importante
Este exame não necessita de agendamento.
É um teste laboratorial que mede os níveis de linfócitos T citotóxicos presentes no sangue. Também conhecido como CD8+, este tipo de glóbulos brancos, que compõe o sistema imunológico, atua na destruição de células infectadas por vírus.
Ele é útil para avaliar a resposta imunológica de pacientes em diversas condições, incluindo infecções virais, doenças autoimunes e imunodeficiências (como o HIV). Também pode ajudar a monitorar o sistema imunológico após transplantes e a eficácia de tratamentos imunológicos.
O exame é realizado por meio da coleta de uma amostra de sangue venoso, geralmente retirada do braço. A equipe laboratorial utiliza uma técnica específica para identificar e quantificar os linfócitos CD8+. Em geral, os resultados são disponibilizados ao paciente dentro de poucos dias.
Ele é indicado principalmente em casos de suspeita de alteração na função imunológica. O médico também pode solicitar a contagem de linfócitos CD8 para avaliar o paciente no pós-transplante e em tratamento imunológico.
O exame de linfócitos CD8 pode auxiliar na investigação de várias condições, como infecções virais, imunodeficiências, linfomas e leucemias.
Não é necessário preparo específico para realizar o exame de linfócitos CD8. No entanto, recomenda-se que o paciente siga as orientações do médico ou do laboratório responsável para garantir a precisão dos resultados.
Os valores de referência podem variar entre os laboratórios, mas em geral é de 355 a 1720 células/mm³.
Diversos médicos especialistas podem solicitar a contagem de linfócitos CD8, incluindo infectologistas, imunologistas, reumatologistas e oncologistas.
O prazo pode variar de acordo com a unidade. Por favor, entre em contato com sua unidade de preferência para confirmar o prazo.
Para informações sobre cobertura, acesse a nossa página de Planos e Convênios.
Para informações sobre valores de exames, entre em contato com a sua unidade de preferência.