O exame de Mycobacterium Tuberculosis DNA PCR - Materiais Diversos (DIV) detecta, em diferentes tipos de amostras, o material genético da bactéria causadora da tuberculose. Trata-se de um teste rápido e sensível, usado para diagnosticar formas pulmonares e extrapulmonares da doença.
Informação importante
Este exame não necessita de agendamento.
É um teste laboratorial que utiliza a técnica de reação em cadeia da polimerase (PCR) para detectar a presença do material genético (DNA) da Mycobacterium tuberculosis, a bactéria causadora da tuberculose. Ele pode ser realizado em diferentes tipos de amostras, que não se restringem ao escarro ou secreções respiratórias. Entre eles estão o líquor (líquido cefalorraquidiano), os lavados broncoalveolares, o líquido ascítico, o líquido sinovial e outros fluidos biológicos.
Trata-se de um método rápido, sensível e específico, que ajuda no diagnóstico preciso da tuberculose, embora muitas vezes também seja necessário realizar outros testes, com técnicas de detecção direta e cultura.
Este exame é indicado para confirmar a infecção pela Mycobacterium tuberculosis, inclusive quando há manifestações extrapulmonares da doença, como na tuberculose óssea, meníngea e urinária. Diferente do teste de escarro tradicional, a análise de “materiais diversos” possibilita ampliar o diagnóstico para outras partes do corpo, além de ser mais sensível e permitir uma detecção rápida.
O procedimento começa com a coleta do material biológico a ser analisado. Depois, a amostra é enviada ao laboratório, onde passa por um processo de extração do DNA e posterior amplificação por PCR, com objetivo de identificar a Mycobacterium tuberculosis. Em geral, o resultado é disponibilizado em poucos dias, sendo vantagem em relação à cultura bacteriana, que pode levar semanas.
O valor de referência é geralmente “não detectado” para Mycobacterium tuberculosis. Esse resultado significa que nenhum DNA da bactéria foi identificado na amostra, o que, junto à avaliação clínica, pode indicar ausência de infecção ativa. No entanto, para um diagnóstico preciso, o resultado deve ser interpretado por um médico, considerando o quadro clínico do paciente e exames complementares.
Médicos de diversas especialidades podem solicitar o exame, conforme o quadro clínico do paciente, entre eles pneumologistas, infectologistas, neurologistas, urologistas, ortopedistas e clínicos gerais.
De modo geral, não há necessidade de preparação específica para realizar o exame, mas é fundamental seguir todas as instruções do médico ou do laboratório responsável para garantir resultados precisos.
O prazo pode variar de acordo com a unidade. Por favor, entre em contato com sua unidade de preferência para confirmar o prazo.
Para informações sobre cobertura, acesse a nossa página de Planos e Convênios.
Para informações sobre valores de exames, entre em contato com a sua unidade de preferência.