Definido como um teste laboratorial que mede a quantidade da proteína no sangue. A apolipoproteína B100 é um componente das lipoproteínas de baixa densidade (LDL), que são referidas como "colesterol ruim".
Informação importante
Este exame não necessita de agendamento.
O exame de apolipoproteína B (APO B) é um teste laboratorial que mede a quantidade desta proteína no sangue. A apolipoproteína B100 é um componente das lipoproteínas de baixa densidade (LDL), que são referidas como “colesterol ruim”. Este exame é importante para a avaliação do risco cardiovascular, pois níveis elevados de APO B100 estão associados ao desenvolvimento de doenças cardíacas.
O exame de apolipoproteína B é utilizado para avaliar o risco de doenças cardiovasculares. Ele ajuda a identificar pacientes com maior probabilidade de desenvolver aterosclerose, uma condição caracterizada pelo acúmulo de placas nas artérias, que podem levar a infartos e acidentes vasculares cerebrais (AVCs). Além disso, o exame é útil no acompanhamento de pacientes com níveis alterados de LDL e no diagnóstico de condições como a abetalipoproteína.
O exame é realizado por meio da análise laboratorial de uma amostra de sangue coletada de uma veia do braço. O procedimento é rápido, simples e seguro e pode ser realizado em clínicas e laboratórios.
A necessidade do exame pode ser indicada em pacientes com:
Pessoas que apresentam sintomas como dor no peito, falta de ar ou fadiga inexplicável são aconselhadas a realizar o teste para avaliar seu risco cardiovascular.
Os valores de referência para a apolipoproteína B100 variam conforme o sexo.
É importante ressaltar que esses valores podem variar entre laboratórios e devem ser interpretados por um profissional da saúde.
Níveis elevados de apolipoproteína B indicam um aumento das partículas de LDL no sangue, o que leva ao acúmulo de placas de gordura nas artérias (aterosclerose). Isso aumenta o risco de problemas como:
O exame é solicitado por médicos especialistas em cardiologia e endocrinologia. Além disso, médicos clínicos também podem requisitar o teste quando o considerarem necessário para avaliação do risco cardiovascular do paciente.
Este exame não necessita de jejum.
O prazo pode variar de acordo com a unidade. Por favor, entre em contato com sua unidade de preferência para confirmar o prazo.
Para informações sobre cobertura, acesse a nossa página de Planos e Convênios.
Para informações sobre valores de exames, entre em contato com a sua unidade de preferência.