Amilase é uma enzima produzida pelo pâncreas e glândulas salivares que ajuda na digestão. Alterações em seu nível podem ser identificadas pela análise clínica.
Informação importante
Este exame não necessita de agendamento.
A amilase é uma enzima que atua na digestão de carboidratos complexos, ao transformá-los em açúcares menores (glicose), usados como fonte de energia pelo corpo. Ela é produzida principalmente pelas glândulas salivares e pelo pâncreas.
Níveis elevados ou baixos de amilase no sangue ou na urina, identificados por meio do exame laboratorial, podem indicar problemas de saúde, como doenças pancreáticas ou distúrbios digestivos.

O exame de amilase é realizado com uma amostra de sangue coletada em laboratório. Em alguns casos, pode-se solicitar um teste de urina para avaliar a concentração dessa enzima digestiva eliminada pelos rins.
Após o envio da coleta para a análise laboratorial, os resultados costumam ficar prontos em alguns dias e são discutidos com o médico. O procedimento é rápido e pode causar um pouco de desconforto.
O paciente esvazia completamente a bexiga pela manhã e descarta essa primeira urina do dia. A partir desse momento, toda a urina eliminada ao longo das 24 horas deve ser coletada em um frasco adequado, sem conservantes, mantida refrigerada na geladeira. Os horários da primeira e da última amostragem precisam ser registrados. É importante realizar a higienização adequada antes de cada coleta para evitar contaminação. Após concluir o processo, o frasco deve ser levado ao laboratório para análise quanto antes.

Utiliza-se um frasco estéril para coletar a amostra de urina. A coleta deve ser recente e enviada ao laboratório rapidamente. Recomenda-se a realização da higienização adequada antes do processo. Além disso, é fundamental manter a urina refrigerada até o momento da análise.
O exame de amilase serve para medir os níveis dessa enzima no sangue ou na urina, utilizado principalmente para:
Os resultados do exame colaboram para orientar os médicos nos diagnósticos e nas escolhas de intervenções eficazes.A
A indicação do exame de amilase deve ser feita por um médico, mas alguns sintomas podem sugerir problemas no pâncreas ou no sistema digestivo, justificando a solicitação do procedimento. Entre eles estão:
O exame de amilase é considerado seguro e, em geral, não apresenta riscos ou contraindicações. Contudo, alguns fatores merecem atenção:
Antes de realizar o exame, informe ao médico sobre fármacos em uso, condições de saúde ou quaisquer preocupações.

Níveis elevados ou reduzidos de amilase podem indicar:
Cada tipo de exame é solicitado com base na suspeita clínica e nos sintomas apresentados pelo paciente.
O exame de amilase pode ser solicitado por diferentes médicos especialistas, como gastroenterologista, endocrinologista e clínico geral.
Na maioria dos casos, não é necessário jejum ou preparo especial. No entanto, a depender da unidade em que o exame de amilase será realizado, podem existir recomendações específicas sobre consumo de álcool, tabagismo e alimentação.
O prazo pode variar de acordo com a unidade. Por favor, entre em contato com sua unidade de preferência para confirmar o prazo.
Para informações sobre cobertura, acesse a nossa página de Planos e Convênios.
Para informações sobre valores de exames, entre em contato com a sua unidade de preferência.