O exame de 3-Alfa-Androstanediol Glucuronide avalia a atividade dos hormônios androgênicos no corpo, sendo especialmente útil no diagnóstico de condições como hirsutismo, síndrome dos ovários policísticos (SOP) e distúrbios hormonais em homens e mulheres. É um marcador indireto da ação da di-hidrotestosterona (DHT) nos tecidos periféricos.
Informação importante
Este exame não necessita de agendamento.
O exame 3-Alfa-Androstanediol Glucuronide é utilizado para avaliar a atividade androgênica no organismo, especialmente nos tecidos periféricos. Este composto é um metabólito derivado da di-hidrotestosterona (DHT), que por sua vez é produzida a partir da testosterona. Sua presença no sangue reflete de forma indireta a ação dos hormônios androgênicos no corpo.
Este exame é útil na investigação de distúrbios relacionados ao excesso de andrógenos, como o hirsutismo (crescimento excessivo de pelos em mulheres), a síndrome dos ovários policísticos (SOP) e outros quadros de virilização. Ele também pode ser solicitado na avaliação de homens com suspeita de resistência à ação dos andrógenos ou distúrbios do desenvolvimento sexual.
A análise é realizada a partir de uma amostra de sangue que é então processada em laboratório por métodos altamente sensíveis, permitindo identificar com precisão os níveis dessa substância.
Os valores de referência podem variar conforme o sexo e a idade.
A interpretação dos resultados deve sempre ser feita por um médico, levando em consideração o quadro clínico e outros exames hormonais.
Níveis elevados podem indicar aumento da atividade androgênica periférica, como ocorre em casos de hirsutismo, SOP, uso de anabolizantes ou em algumas alterações hormonais de origem adrenal ou ovariana. Este resultado pode ajudar a confirmar a presença de um excesso de hormônios masculinos no organismo.
Valores abaixo do esperado podem estar associados a deficiências na produção de andrógenos, uso de medicamentos que inibem a enzima 5α-redutase (como a finasterida) ou, ainda, algumas condições genéticas relacionadas à sensibilidade aos hormônios sexuais masculinos.
O exame de 3-Alfa-Androstanediol Glucuronide pode ser solicitado por endocrinologista, ginecologista, urologista ou clínico geral para avaliação de níveis de andrógenos e distúrbios hormonais.
O exame não exige jejum ou preparo prévio, podendo ser realizado em qualquer horário do dia. No entanto, é importante seguir as orientações do laboratório ou do profissional de saúde que solicitou o exame.
O prazo pode variar de acordo com a unidade. Por favor, entre em contato com sua unidade de preferência para confirmar o prazo.
Para informações sobre cobertura, acesse a nossa página de Planos e Convênios.
Para informações sobre valores de exames, entre em contato com a sua unidade de preferência.