O exame de Cultura para Ureaplasma serve para investigar a presença de bactérias que podem estar relacionadas a infecções no trato urinário ou genital. A coleta é simples e feita por meio de amostras de secreção ou urina.
Informação importante
Este exame não necessita de agendamento.
O exame de cultura para ureaplasma detecta a presença das bactérias Ureaplasma urealyticum e/ou Ureaplasma parvum — microrganismos pertencentes ao grupo dos micoplasmas que habitam o trato geniturinário. Em algumas situações, eles podem estar associados a infecções.
O exame é indicado principalmente para investigar infecções do trato geniturinário em homens e mulheres. A presença do ureaplasma pode estar relacionada a quadros como: uretrite (inflamação da uretra); corrimento ou ardência ao urinar; infecções íntimas recorrentes; complicações na gravidez (como parto prematuro e aborto espontâneo); infecções em recém-nascidos e quadros de infertilidade.
A coleta depende de cada caso e pode ser feita com um cotonete (swab) da região genital, ou com amostras de urina ou secreções. A cultura microbiológica é realizada em meio específico para o crescimento do microrganismo, permitindo identificar e quantificar sua presença. O processo pode levar de 2 a 5 dias, dependendo do laboratório.
Um resultado positivo indica a presença de ureaplasma na amostra analisada. Isso pode ter diferentes significados:
Em pacientes com sintomas, reforça o diagnóstico de infecção e orienta o tratamento com antibióticos específicos. Em pacientes assintomáticos, pode não ter relevância clínica e, muitas vezes, não exige tratamento — a decisão dependerá da análise médica individual. A presença do ureaplasma nem sempre representa uma infecção ativa, e o uso inadequado de antibióticos pode prejudicar a saúde.
O valor de referência da cultura para ureaplasma é ausência de crescimento do microrganismo, ou seja, o resultado considerado normal é aquele em que não há detecção de Ureaplasma urealyticum ou Ureaplasma parvum na amostra analisada. Quando a cultura apresenta crescimento, o resultado é considerado positivo, indicando que o microrganismo está presente em quantidade suficiente para ser identificado.
O exame de cultura para Ureaplasma pode ser solicitado por ginecologista, obstetra, urologista, infectologista ou clínico geral, dependendo do caso clínico, como sintomas urinários, vaginais, infertilidade ou acompanhamento pré-natal.
Não é necessário nenhum preparo específico para a realização do exame.
O prazo pode variar de acordo com a unidade. Por favor, entre em contato com sua unidade de preferência para confirmar o prazo.
Para informações sobre cobertura, acesse a nossa página de Planos e Convênios.
Para informações sobre valores de exames, entre em contato com a sua unidade de preferência.