Informação importante
Este exame não necessita de agendamento.
A aldosterona é um hormônio produzido pela glândula adrenal, também conhecida como suprarrenal. No organismo humano essa substância tem a função de regular o equilíbrio de sódio, potássio e água no corpo, processo essencial para manter a pressão arterial e o volume sanguíneo estáveis.
O exame de aldosterona é, portanto, uma análise para identificar os níveis do hormônio no sangue. Taxas acima ou abaixo do considerado normal podem trazer alterações na saúde.
A avaliação tem como objetivo analisar a quantidade de aldosterona no organismo humano e ajudar a diagnosticar doenças.
O exame pode ser feito por meio da coleta de uma amostra de sangue ou urina.
A indicação do exame deve ser solicitada pelo médico e normalmente ocorre quando o paciente apresenta sinais como tumor ou insuficiência da glândula adrenal, baixos níveis de potássio no sangue e pressão alta difícil de controlar. Fraqueza muscular, dores de cabeça e palpitações também podem surgir nesses casos.
O teste pode auxiliar no diagnóstico de doenças como:
Os valores de referência podem variar de acordo com o material da amostra e a posição do paciente.
5 a 20 mg em 24h.
O exame de aldosterona pode ser solicitado por diferentes especialistas, dependendo do quadro clínico do paciente. Os principais médicos que costumam pedir esse exame incluem endocrinologistas, nefrologistas, cardiologistas e clínicos gerais.
É preciso evitar a ingestão de licores pelo menos durante duas semanas antes de realizar o teste, e adotar dieta sem excesso de sal (normossódica) pelo mesmo período. Informe ao seu médico a medicação utilizada nos últimos 30 dias. Pode ser necessário suspendê-lo de acordo com suas orientações.
O prazo pode variar de acordo com a unidade. Por favor, entre em contato com sua unidade de preferência para confirmar o prazo.
Para informações sobre cobertura, acesse a nossa página de Planos e Convênios.
Para informações sobre valores de exames, entre em contato com a sua unidade de preferência.