A presença de anticorpos IgG contra o Zika vírus indica contato anterior com esse agente infeccioso, sendo uma informação útil em diferentes contextos clínicos.
Informação importante
Este exame não necessita de agendamento.
É um teste laboratorial que detecta anticorpos do tipo IgG contra o Zika vírus, um arbovírus transmitido pela picada do mosquito Aedes aegypti. Esse exame é especialmente importante para gestantes ou pessoas com intenção de engravidar, já que a infecção pelo Zika vírus pode causar complicações ao feto, como a microcefalia.
A imunoglobulina G (IgG) é um tipo de anticorpo produzido na fase mais tardia da infecção. Desta forma, a sua presença no sangue indica que o paciente já teve contato prévio com o Zika vírus e desenvolveu resposta imunológica.
O objetivo do exame não é diagnosticar uma infecção aguda (recente), mas sim identificar exposições passadas ao Zika vírus. Em geral, ele pode ser solicitado em diversos contextos, sobretudo antes de uma gestação planejada e no pré-natal.
Este exame se baseia na detecção dos anticorpos IgG no sangue, que são produzidos pelo sistema imunológico a partir do sétimo dia do início dos sintomas, permanecendo detectáveis até mesmo por anos.
O exame é realizado a partir de uma amostra de sangue do paciente, geralmente coletada do braço. Depois, o material é enviado ao laboratório para identificar a presença de anticorpos IgG contra o Zika vírus, por meio de técnicas específicas, como o ELISA (ensaio imunoenzimático). Os resultados costumam ser disponibilizados dentro de poucos dias.
Os valores de referência podem variar para cada laboratório, mas os resultados normalmente são apresentados como não reagente, reagente, indeterminado.
Um resultado indeterminado indica que não foi possível confirmar e nem excluir a presença dos anticorpos IgG com precisão. Essa inconclusão pode ocorrer por interferências externas ou por estar em uma fase muito precoce ou tardia da resposta imunológica. Nesse caso, o médico pode recomendar repetir o exame.
A principal diferença está na fase da infecção. Enquanto o IgM aparece nos primeiros dias da infecção aguda, indicando que o vírus está ativo no organismo, os anticorpos IgG surgem posteriormente e indicam infecção passada e imunidade adquirida. Em muitos casos, os exames de IgM e IgG são solicitados juntos.
Médicos de diversas especialidades podem solicitar o exame de Zika vírus, conforme o contexto clínico do paciente, entre eles infectologistas, obstetras, clínicos gerais e neurologistas.
Não há necessidade de preparo especial para realizar o exame de Zika vírus (IgG). Contudo, é fundamental seguir todas as orientações do médico ou do laboratório responsável para garantir a precisão dos resultados.
O prazo pode variar de acordo com a unidade. Por favor, entre em contato com sua unidade de preferência para confirmar o prazo.
Para informações sobre cobertura, acesse a nossa página de Planos e Convênios.
Para informações sobre valores de exames, entre em contato com a sua unidade de preferência.