O exame de histamina mede os níveis dessa substância no sangue, sendo útil principalmente na investigação de reações alérgicas.
Informação importante
Este exame não necessita de agendamento.
É um teste laboratorial que mede no sangue os níveis de histamina, uma substância química natural presente no corpo. Ela está relacionada a diversos processos fisiológicos, como resposta alérgica, inflamações, regulação do sono e secreção de acidez no estômago. No entanto, é mais reconhecida por seu papel na indução de sintomas alérgicos.
O exame é indicado principalmente para investigar reações alérgicas, que podem causar sintomas como coceira, inchaço, espirro, coriza, tosse, dificuldade de respirar, vômitos e/ou diarreia. O médico também pode solicitá-lo para avaliar problemas gastrointestinais e a intolerância à histamina, uma condição em que o organismo tem dificuldade para metabolizar essa substância.
A análise é realizada a partir da coleta de uma amostra de sangue venoso. O procedimento é simples e rápido, semelhante a outros exames de sangue. Posteriormente, o material é processado em laboratório, onde se mede a concentração de histamina por métodos específicos.
Os valores de referência podem variar de acordo com o laboratório e a metodologia utilizada. Em geral, considera-se como normal uma concentração de histamina plasmática abaixo de 0,11 µg/dL. Para garantir um diagnóstico preciso, é fundamental que o resultado seja interpretado por um médico, considerando o quadro clínico do paciente e exames complementares, quando necessários.
Médicos de diversas especialidades podem solicitar o exame de histamina, conforme o quadro clínico do paciente, entre eles alergologistas e imunologistas, gastroenterologistas, dermatologistas, pneumologistas e clínicos gerais.
Se o exame indicar níveis elevados de histamina, o tratamento e os cuidados necessários vão depender da causa. No caso de alergias, por exemplo, o controle pode ser feito com o uso de medicamentos e a prevenção da exposição aos alérgenos. Já quando há intolerância a essa substância, as estratégias geralmente incluem uma dieta com baixo teor de histamina, uso de anti-histamínicos e suplementação sob orientação médica.
Em todos os casos, o acompanhamento especializado é essencial para planejar a conduta terapêutica, avaliar a resposta ao tratamento e ajustar as abordagens de forma individualizada.
Geralmente, não há necessidade de preparação especial para realizar o exame de histamina. Contudo, é fundamental seguir todas as orientações do médico ou do laboratório responsável para garantir resultados precisos.
O prazo pode variar de acordo com a unidade. Por favor, entre em contato com sua unidade de preferência para confirmar o prazo.
Para informações sobre cobertura, acesse a nossa página de Planos e Convênios.
Para informações sobre valores de exames, entre em contato com a sua unidade de preferência.