A prolactina é um hormônio produzido na hipófise que atua diretamente nas mama, fazendo com que elas aumentem de tamanho e também estimulando a produção de leite no caso de pacientes que estão gestantes ou no puerpério.
Informação importante
Este exame não necessita de agendamento.
O exame de prolactina é um teste laboratorial que mede os níveis do hormônio prolactina no sangue. Este hormônio, produzido pela hipófise, está relacionado à produção de leite materno e também influencia funções reprodutivas, metabólicas e imunológicas.

Ele serve para diagnosticar e monitorar condições como:
O exame é realizado por meio da coleta de uma amostra de sangue venoso, geralmente do braço, que é analisada em laboratório para medir os níveis do hormônio.
O exame pode ser indicado para mulheres com menstruação irregular, ausência de menstruação, infertilidade, galactorreia e sintomas de menopausa precoce.
Em homens, é solicitado em casos de diminuição da libido, disfunção erétil, infertilidade e ginecomastia. Também pode ser recomendado para ambos os sexos em casos de dores de cabeça frequentes, visão turva e fadiga excessiva.

Os valores de referência podem variar de acordo com o laboratório, mas geralmente são:

O exame pode ser solicitado por médicos endocrinologistas, ginecologistas, urologistas, neurologistas e clínicos gerais, dependendo do quadro clínico do paciente.
Este exame não necessita de preparo.
O prazo pode variar de acordo com a unidade. Por favor, entre em contato com sua unidade de preferência para confirmar o prazo.
Para informações sobre cobertura, acesse a nossa página de Planos e Convênios.
Para informações sobre valores de exames, entre em contato com a sua unidade de preferência.