Um exame responsável por identificar alterações nos níveis da substância no corpo e analisar o risco do paciente desenvolver doenças cardiovasculares.
Informação importante
Este exame não necessita de agendamento.
A homocisteína é um tipo de aminoácido presente no organismo humano, produzido naturalmente durante o metabolismo de proteínas. O aumento da substância no sangue está ligado a problemas nos vasos sanguíneos e ao surgimento de condições como acidente vascular cerebral (AVC), trombose e infarto.
O exame de homocisteína é, portanto, uma análise clínica realizada a partir de uma amostra de sangue.
Por meio do exame de homocisteína, é possível identificar alterações nos níveis da substância no corpo e analisar o risco do paciente desenvolver doenças cardiovasculares.
Este tipo de exame é normalmente realizado quando há a suspeita de risco aumentado para condições cardiovasculares, como nos casos de histórico familiar de doenças do gênero, colesterol alto e hipertensão.
A avaliação não é capaz de diagnosticar doenças de forma direta, mas ajuda a identificar riscos relacionados aos níveis elevados de homocisteína no sangue.
São considerados valores normais os resultados entre 5 e 15 µmol/L. O risco é baixo para valores entre 15 e 30 µmol/L, intermediário quando entre 30 e 100 µmol/L e elevado para mais de 100 µmol/L.
O exame pode ser solicitado por diversos especialistas, a depender das condições do paciente. Os principais são: cardiologistas, clínicos gerais, hematologistas, nefrologistas e nutricionistas.
Recomendamos a suspensão do uso de biotina, bem como suplementos alimentares que contenham a vitamina em sua composição, por três dias antes da coleta.
O prazo pode variar de acordo com a unidade. Por favor, entre em contato com sua unidade de preferência para confirmar o prazo.
Para informações sobre cobertura, acesse a nossa página de Planos e Convênios.
Para informações sobre valores de exames, entre em contato com a sua unidade de preferência.