CPK é a sigla para creatinofosfoquinase, uma enzima do corpo humano que está presente nos músculos e em outros lugares, como o cérebro, o pulmão ou o coração.
Informação importante
Este exame não necessita de agendamento.
O exame de CPK (creatinofosfoquinase) mede a quantidade desta enzima no sangue. Ela é encontrada principalmente nos músculos, no coração e no cérebro. Quando esses tecidos são danificados, a enzima é liberada na corrente sanguínea. O exame ajuda a identificar problemas como infarto do miocárdio e lesões musculares.

O exame é realizado por meio da coleta de sangue, que é enviada ao laboratório para análise. Os resultados costumam ficar prontos em alguns dias e deverão ser apresentados ao médico. Nos casos de emergência, o resultado sai mais rapidamente.
O exame de CPK serve para várias finalidades, incluindo:
Dores no peito correspondentes a um infarto, falta de ar, dores musculares, fraqueza muscular, urina escura, movimentos descoordenados e tremores podem ser alguns sinais de alerta para a necessidade de realização do exame.
O exame de CPK (creatinofosfoquinase) é seguro e geralmente não apresenta riscos ou contra indicações. Pacientes com distúrbios de coagulação podem ter um risco ligeiramente maior de sangramento, por isso, é preciso avisar ao técnico sobre a condição antes da coleta.
São diversos os especialistas que podem solicitar a avaliação, como clínico geral, cardiologista, neurologista, ortopedista, entre outros.

Para se preparar para o exame de CPK, é necessário evitar exercícios físicos intensos por 48 horas antes da coleta do sangue. O paciente não pode realizar eletroneuromiografia três dias antes da coleta.
O prazo pode variar de acordo com a unidade. Por favor, entre em contato com sua unidade de preferência para confirmar o prazo.
Para informações sobre cobertura, acesse a nossa página de Planos e Convênios.
Para informações sobre valores de exames, entre em contato com a sua unidade de preferência.