Informação importante
Este exame não necessita de agendamento.
É um exame laboratorial que avalia o equilíbrio ácido-base do organismo por meio da análise do sangue venoso. Ele fornece informações importantes sobre a concentração de gases sanguíneos, como oxigênio e dióxido de carbono, além de parâmetros como o pH e o bicarbonato (HCO₃⁻).
Este exame é frequentemente utilizado para diagnosticar e monitorar pacientes com distúrbios metabólicos e respiratórios. Além disso, a gasometria venosa pode ser realizada para avaliar a resposta de um paciente a determinados tratamentos, como a ventilação mecânica, sobretudo em unidades de terapia intensiva (UTIs).
O exame é realizado a partir da coleta de uma amostra de sangue, geralmente retirada de uma veia do braço. Depois, o material é analisado em laboratório. Diferente da gasometria arterial, que exige uma punção mais dolorosa, a versão venosa é menos invasiva e pode ser realizada com maior facilidade.
Médicos costumam solicitar a gasometria venosa quando precisam avaliar o equilíbrio ácido-base do organismo e a concentração de gases sanguíneos, principalmente quando a coleta arterial não é possível.
A gasometria venosa pode auxiliar no diagnóstico de condições como acidoses e alcaloses, tanto metabólicas quanto respiratórias.
Os valores de referência da gasometria venosa podem variar de acordo com o laboratório, mas geralmente são:
Além destes, outros parâmetros podem ser apresentados nos resultados do exame, que devem ser interpretados por um médico.
Diversos médicos especialistas podem solicitar o exame de gasometria venosa, incluindo intensivistas, pneumologistas e endocrinologistas.
Em geral, não é necessário preparo especial para realizar a gasometria venosa.
O prazo pode variar de acordo com a unidade. Por favor, entre em contato com sua unidade de preferência para confirmar o prazo.
Para informações sobre cobertura, acesse a nossa página de Planos e Convênios.
Para informações sobre valores de exames, entre em contato com a sua unidade de preferência.