Também conhecido como hepatograma, é um conjunto de análises laboratoriais que avalia a saúde do fígado e das vias biliares.
Informação importante
Este exame não necessita de agendamento.
O exame de Provas de Função Hepática, também conhecido como hepatograma, é um conjunto de análises laboratoriais que avalia a saúde do fígado e das vias biliares. Ele mede os níveis de enzimas, proteínas e outras substâncias produzidas ou processadas pelo fígado, permitindo identificar possíveis doenças hepáticas.
Este exame serve para diagnosticar doenças hepáticas, como hepatite, cirrose e esteatose hepática, além de monitorar o tratamento de pacientes com problemas no fígado. Ele também auxilia na detecção de inflamações, lesões ou disfunções hepáticas e a avaliar a gravidade dessas condições.
O exame é solicitado em diversas situações, como:
Os valores de referência variam conforme o laboratório e os componentes específicos do exame. Por exemplo, os níveis normais de ALT e AST são abaixo de 40 UI/L, mas podem variar. A bilirrubina total normalmente está abaixo de 1,2 mg/dL. É importante consultar o resultado com um profissional da saúde para uma interpretação adequada.
O exame pode ser solicitado por hepatologistas ou gastroenterologistas, especialistas em doenças do fígado e do trato gastrointestinal.
Geralmente não é necessário preparo especial para o exame, mas alguns laboratórios podem solicitar jejum de 8 a 12 horas antes da coleta de sangue.
O prazo pode variar de acordo com a unidade. Por favor, entre em contato com sua unidade de preferência para confirmar o prazo.
Para informações sobre cobertura, acesse a nossa página de Planos e Convênios.
Para informações sobre valores de exames, entre em contato com a sua unidade de preferência.