O exame Fosfatase Alcalina Isoenzimas ajuda a identificar a origem de alterações na enzima fosfatase alcalina, distinguindo se elas vêm do fígado, dos ossos ou de outros tecidos. É um exame importante para investigar doenças hepáticas, ósseas e metabólicas.
Informação importante
Este exame não necessita de agendamento.
É um teste laboratorial que identifica e quantifica as diferentes formas (ou isoenzimas) da fosfatase alcalina presentes no sangue. A fosfatase alcalina é uma enzima encontrada em vários tecidos do corpo, especialmente no fígado, ossos, intestinos e placenta. A diferenciação entre as isoenzimas ajuda a determinar a origem do aumento da fosfatase alcalina total, que pode estar relacionada a doenças hepáticas, ósseas ou outras condições específicas.
O exame tem como principal objetivo identificar a origem da elevação da fosfatase alcalina total. Ele ajuda a distinguir se o aumento é decorrente de doenças hepáticas (como obstrução biliar, hepatites ou tumores) ou de alterações ósseas (como fraturas em cicatrização, osteomalácia, raquitismo ou doença de Paget).
Também pode ser útil no acompanhamento de gestantes, já que há uma forma placentária da enzima, e na investigação de metástases ósseas ou hepáticas.
O exame é solicitado quando o resultado da fosfatase alcalina total está acima do normal e é necessário determinar sua origem. É comum ser pedido em casos de:
O exame é feito por meio de um exame de sangue simples.
Os valores de referência variam conforme o método e o laboratório, mas normalmente o exame avalia as frações da fosfatase alcalina (hepática, óssea, intestinal e placentária) de forma comparativa e não absoluta. O importante é avaliar a predominância de determinada fração, que indica a provável origem da alteração da fosfatase alcalina total. A interpretação deve sempre ser feita pelo médico, considerando o histórico clínico e exames complementares.
O exame pode ser solicitado por hepatologistas, gastroenterologistas, ortopedistas, endocrinologistas, oncologistas ou clínicos gerais, para investigar causas de alterações hepáticas, ósseas ou metabólicas, e para acompanhar a evolução de doenças que afetam estes sistemas.
Não é necessário jejum nem qualquer preparo específico para este exame.
O prazo pode variar de acordo com a unidade. Por favor, entre em contato com sua unidade de preferência para confirmar o prazo.
Para informações sobre cobertura, acesse a nossa página de Planos e Convênios.
Para informações sobre valores de exames, entre em contato com a sua unidade de preferência.