Com o exame de potássio urina, 24 horas, é realizado um estudo das quantidades de potássio que são eliminadas na urina do paciente, durante um período de 24 horas.
Informação importante
Este exame não necessita de agendamento.
O potássio é um eletrólito importante para a constituição dos músculos e da energia no organismo humano. A substância pode ser encontrada em alimentos como abacate, iogurte desnatado, suco de laranja e banana, por exemplo.
O exame serve para medir os níveis de potássio do paciente. A avaliação ajuda a investigar problemas renais, acompanhar o uso de medicamentos como diuréticos e corticoides, além de avaliar o excesso (hipercalemia) ou a falta (hipocalemia) da substância no organismo.
Pela manhã, esvaziar completamente a bexiga e descartar essa primeira urina, registrando o horário como início do período de coleta. A partir desse momento, toda a urina deve ser coletada em um frasco adequado, sem conservantes, ao longo de 24 horas, mantendo-o refrigerado (geladeira). No final do período, anotar o horário como término da coleta e encaminhar a amostra ao laboratório para análise. Recomenda-se realizar a assepsia antes de cada coleta para evitar contaminação.
O desequilíbrio de potássio no organismo pode acarretar problemas no funcionamento dos músculos, nervos e do coração, causando:
Contudo, é importante lembrar que o exame também pode ser solicitado como parte de uma avaliação de rotina.
Os valores de referência variam de acordo com a idade do paciente.
Crianças
Adultos
Na amostra única de urina, o valor de referência para adultos é de 20 mEq/L. Quando a coleta é de 24 horas, o valor se altera para 25 a 125 mEq/L.
Níveis de potássio baixos no organismo podem não apresentar sintomas. No entanto, casos mais graves podem causar cãibras, alterações no ritmo cardíaco, fraqueza muscular e até mesmo paralisia.
Também conhecida como hipercalemia, o excesso de potássio pode ser sério, pois aumenta o risco de problemas no coração.
Neste caso, o paciente deve reduzir o consumo de potássio ou realizar junto ao médico uma revisão dos medicamentos que alteram a excreção da substância.
Em casos mais graves, o especialista deve, por meio de determinadas técnicas, reduzir os níveis de potássio de forma imediata.
A depender das condições clínicas do paciente, são vários os especialistas que podem solicitar o exame, como clínicos gerais, cardiologistas, nefrologistas e hematologistas, por exemplo.
Não é necessário preparo para este exame.
O prazo pode variar de acordo com a unidade. Por favor, entre em contato com sua unidade de preferência para confirmar o prazo.
Para informações sobre cobertura, acesse a nossa página de Planos e Convênios.
Para informações sobre valores de exames, entre em contato com a sua unidade de preferência.