O exame de Glicose Urina, Amostra Isolada é um teste para identificação de glicose na urina.
Informação importante
Este exame não necessita de agendamento.
O exame de glicose mede a quantidade de glicose (açúcar) no sangue ou na urina. A glicose é a principal fonte de energia do corpo, e seus níveis devem estar equilibrados para evitar problemas de saúde como diabetes e hipoglicemia.
O paciente deve coletar a urina em um frasco estéril, garantindo que a amostra seja recente e enviada rapidamente ao laboratório. Recomenda-se realizar a assepsia antes da coleta para evitar contaminação. A urina deve ser mantida refrigerada desde o momento da coleta até a análise.
O exame de glicose serve para diagnosticar e acompanhar o diabetes tipo 1 e tipo 2, identificar possíveis casos de hipoglicemia, monitorar os níveis de açúcar no sangue em pacientes diabéticos e avaliar problemas metabólicos e doenças renais.
O exame pode ser solicitado em casos de sintomas como:
Glicose no sangue:
Glicose na urina:
O exame de glicose no sangue é um procedimento simples e seguro. Pode causar um leve desconforto ou hematoma no local da coleta. No teste de tolerância à glicose, algumas pessoas podem sentir enjoo devido à ingestão do líquido açucarado. O exame de glicose na urina não apresenta riscos.
O exame pode ser solicitado por diversos especialistas, incluindo clínicos gerais, endocrinologistas, cardiologistas, nefrologistas e ginecologistas.
Nos casos de exames de sangue, é necessário realizar um jejum de 8 horas. Para a coleta de 24 horas, o paciente precisa armazenar toda a urina do dia em um recipiente fornecido pelo laboratório.
O prazo pode variar de acordo com a unidade. Por favor, entre em contato com sua unidade de preferência para confirmar o prazo.
Para informações sobre cobertura, acesse a nossa página de Planos e Convênios.
Para informações sobre valores de exames, entre em contato com a sua unidade de preferência.