O LDH (LACTATO DESIDROGENASE) é uma enzima encontrada em grande parte dos tecidos que tem um papel importante no metabolismo da glicose dentro do organismo.
Informação importante
Este exame não necessita de agendamento.
O exame de LDH mede a quantidade da enzima lactato desidrogenase no sangue ou em outros fluidos corporais. Essa enzima está presente em quase todas as células do corpo e desempenha um papel na conversão de açúcar em energia.

O exame de LDH é utilizado para avaliar danos celulares e pode ajudar no diagnóstico de diversas condições, como:
O exame é feito por meio da coleta de sangue de uma veia do braço. Em alguns casos, o LDH também pode ser medido em líquidos corporais, como líquido pleural (pulmões), líquido pericárdico (coração) ou líquido cefalorraquidiano (cérebro e medula espinhal).

O médico pode solicitar o exame se o paciente apresentar sintomas como:
Os valores normais podem variar conforme o laboratório, mas geralmente ficam entre 120 e 250 U/L no sangue. Valores elevados podem indicar danos celulares e doenças subjacentes.
Diversos especialistas podem solicitar o exame, dependendo da suspeita clínica, incluindo: clínicos gerais, hematologistas, oncologistas, cardiologistas, hematologistas, pneumologistas e neurologistas.

Na maioria dos casos, não é necessário jejum ou preparo especial. No entanto, é importante informar ao médico sobre os medicamentos em uso, pois alguns podem interferir nos resultados.
O prazo pode variar de acordo com a unidade. Por favor, entre em contato com sua unidade de preferência para confirmar o prazo.
Para informações sobre cobertura, acesse a nossa página de Planos e Convênios.
Para informações sobre valores de exames, entre em contato com a sua unidade de preferência.