O Exame Testosterona serve para detectar níveis anormais de testosterona em pacientes do sexo masculino ou feminino.
Informação importante
Este exame não necessita de agendamento.
A testosterona é um hormônio responsável pela maior parte das características masculinas, como o desenvolvimento dos órgãos sexuais, a produção de espermatozoides, o engrossamento da voz, o aparecimento da barba, a maior estatura, a presença aumentada de pelos no corpo e o desenvolvimento dos músculos.
Nas mulheres, a testosterona está presente em menor quantidade, com a função de controlar a libido e o humor, manter a saúde vascular e óssea, além de atuar na massa muscular e no metabolismo de energia.
O exame de testosterona é um tipo de análise clínica que avalia os níveis de testosterona no corpo tanto de homens quanto de mulheres.

O exame serve para detectar níveis de testosterona em pacientes do sexo masculino ou feminino. Nos homens, níveis anormais ajudam a explicar dificuldades de ereção, infertilidade, osteoporose ou puberdade prematura ou tardia. O procedimento também serve para descobrir se há tumores nos testículos.
Já em mulheres ajuda a explicar o surgimento de pelos em excesso e a dificuldade de engravidar, além de servir como indicador da Síndrome do Ovário Policístico (SOP). Também auxilia na detecção de alguns tipos de tumores dos ovários e de problemas nas glândulas suprarrenais.
O exame de testosterona é realizado pela coleta de uma amostra de sangue, posteriormente enviada ao laboratório para análise.

Existem diversos sinais e sintomas que indicam a necessidade de procurar um médico para conferir os níveis de testosterona no corpo, a depender do gênero. São os principais:
Testosterona baixa em homens
Testosterona baixa em mulheres
Testosterona Total
Homens
Mulheres
Testosterona Livre
Homens
Mulheres
O exame de testosterona pode ser solicitado por diferentes especialistas, dependendo do motivo da investigação. Urologistas, ginecologistas, endocrinologistas e clínicos gerais são os mais comuns.
A diferença entre testosterona total e testosterona livre está na forma como o hormônio circula no sangue. A primeira é a medida total do hormônio presente no organismo, incluindo a fração que está ligada às proteínas. Já a testosterona livre mede apenas a testosterona que não está ligada a proteínas e que, portanto, está disponível para ser usada pelo organismo.

É recomendada a suspensão do uso de Biotina (vitamina B7), bem como de suplementos alimentares que contenham a biotina em sua composição, por três dias antes da coleta.
O prazo pode variar de acordo com a unidade. Por favor, entre em contato com sua unidade de preferência para confirmar o prazo.
Para informações sobre cobertura, acesse a nossa página de Planos e Convênios.
Para informações sobre valores de exames, entre em contato com a sua unidade de preferência.