um teste laboratorial utilizado para detectar a presença de anticorpos que interagem com os receptores do hormônio tireoestimulante (TSH). Produzido pela hipófise — glândula localizada na parte inferior do cérebro — a função do TSH é estimular a produção hormonal da tireoide.
Informação importante
Este exame não necessita de agendamento.
O exame de TRAB é um teste laboratorial utilizado para detectar a presença de anticorpos que interagem com os receptores do hormônio tireoestimulante (TSH). Produzido pela hipófise — glândula localizada na parte inferior do cérebro — a função do TSH é estimular a produção hormonal da tireoide.
A tireoide, por sua vez, é uma glândula situada na região do pescoço, responsável por produzir os hormônios triiodotironina (T3) e tiroxina (T4). O seu funcionamento inadequado pode levar a quadros como o hipertireoidismo ou o hipotireoidismo.
Os anticorpos detectados pelo exame de TRAB podem estimular ou bloquear os receptores de TSH na tireoide, causando uma produção hormonal desregulada.
O principal objetivo do exame de TRAB é auxiliar no diagnóstico e no acompanhamento de uma das maiores causas de hipertireoidismo: a doença de Graves. Ele ainda pode servir para prever a probabilidade de recidiva após o tratamento desta condição.
O exame de TRAB é frequentemente indicado quando há suspeita da doença de Graves, além de ser utilizado no diagnóstico diferencial de outras disfunções tireoidianas. Também pode ser solicitado para acompanhar tratamentos.
Este exame é especialmente útil para diagnosticar a doença de Graves, incluindo a sua forma neonatal, que pode ocorrer em bebês de mães com histórico dessa condição.
Níveis elevados de TRAB sugerem normalmente a presença da doença de Graves. No entanto, os resultados devem ser interpretados pelo médico, que avaliará também as manifestações clínicas e outros exames para chegar a um diagnóstico.
Em geral, o TRAB é considerado negativo quando está abaixo de 1,75 UI/L. Resultados acima deste limite são classificados como positivos e indicam maior probabilidade de doença autoimune da tireoide.
O exame de TRAB é normalmente solicitado por um endocrinologista, especialista em distúrbios hormonais e metabólicos. Em alguns casos, outros médicos, como clínicos gerais e ginecologistas, também podem requisitá-lo.
Geralmente o exame de TRAB não requer um preparo específico. Contudo, é importante seguir as orientações do médico ou do laboratório responsável.
O prazo pode variar de acordo com a unidade. Por favor, entre em contato com sua unidade de preferência para confirmar o prazo.
Para informações sobre cobertura, acesse a nossa página de Planos e Convênios.
Para informações sobre valores de exames, entre em contato com a sua unidade de preferência.