Informação importante
Este exame não necessita de agendamento.
O pro-bnp Peptídeo Natriurético ou NT-proBNP (do inglês N-terminal pro b-type natriuretic peptide) é uma substância produzida pelo coração quando ele está sobrecarregado ou trabalhando demais.
O exame pro-BNP mede a quantidade de peptídeo natriurético tipo B N-terminal do pró-hormônio no sangue, sendo indicado principalmente para investigar falta de ar e suspeita de insuficiência cardíaca.
Os resultados mostram se o pro-BNP está alto ou normal. Valores elevados indicam que o músculo cardíaco está sob estresse e devem ser avaliados pelo médico.
O exame NT-proBNP serve para identificar se o coração está funcionando bem e detectar sinais de insuficiência cardíaca. Entenda o que é e sintomas de insuficiência cardíaca.
Também auxilia na avaliação precoce de pessoas com sintomas leves, contribuindo para decisões médicas mais rápidas e seguras.
Além disso, o teste ajuda a monitorar a evolução da pessoa ao longo do tempo, permitindo que o tratamento seja ajustado conforme a necessidade. Isso é importante para proteger a saúde do coração e reduzir complicações.
O NT-proBNP não é um exame diagnóstico isolado, mas parte de avaliação clínica completa.
O BNP e o NT-proBNP são partes diferentes da mesma proteína liberada pelo coração quando está sob esforço:
Os valores considerados normais e a interpretação de cada exame são diferentes. A escolha entre BNP e NT-proBNP depende do médico e do laboratório. De qualquer forma, ambos ajudam a identificar se o coração está sobrecarregado.
O exame NT-proBNP pode ser solicitado nas seguintes situações:
O resultado do peptídeo natriurético ajuda o médico a decidir se os sintomas vêm do coração ou de outros problemas, como doenças do pulmão ou anemia e decidir o tratamento adequado.
Na maior parte dos casos, o exame NT-proBNP não exige preparo especial. A pessoa pode se alimentar normalmente, a menos que o laboratório ou o médico oriente algo diferente por outro motivo.
Em geral, é recomendado informar os remédios de uso regular (especialmente diuréticos e medicamentos para coração) e avisar sobre gravidez, problemas nos rins ou outras doenças importantes. Essas informações podem ajudar na interpretação correta do resultado.
O exame NT-proBNP é simples e rápido, semelhante a um exame de sangue comum, feito com a coleta de uma amostra de sangue de uma veia do braço.
A análise é feita no laboratório, para medir a concentração do peptídeo natriurético tipo B N-terminal no sangue.
Os valores de referência normal do NT-proBNP para adultos são:
| Idade | Valor de referência do NT-proBNP |
| Menores de 50 anos | Abaixo de 450 pg/mL |
| Entre 50 e 75 anos | Abaixo de 900 pg/mL |
| Acima de 75 anos | Abaixo de 1.800 pg/mL |
Os valores de referência do exame NT-proBNP variam conforme o laboratório, a idade, o sexo e se o quadro é agudo (como falta de ar súbita) ou crônico.
Por isso, o resultado do exame deve ser interpretado pelo médico em conjunto com a avaliação clínica e histórico de saúde.
Para entender o resultado, o médico avalia não apenas o valor do NT-proBNP, mas também os sintomas.
Se o valor estiver abaixo do limite, é muito provável que os sintomas não sejam causados por insuficiência cardíaca. Se estiver alto, indica que o coração está sob estresse e precisa de investigação com outros exames.
Dúvidas no seu exame? Consulte um especialista da Rede D’Or próximo a você.
Níveis elevados de NT-proBNP ou BNP indicam que o coração está sob estresse e trabalhando mais do que o normal, o que pode ser causado por:
Quando o resultado mostra BNP alto, é fundamental investigar a causa com outros exames, como ecocardiograma e testes de sangue adicionais, pois cada condição tem uma abordagem diferente.
O tratamento não é focado em baixar o exame em si, mas sim em tratar a causa do NT-proBNP ou BNP alto. Pode envolver o uso ou ajuste de medicamentos, mudanças no estilo de vida, controle de doenças associadas, procedimentos ou cirurgias cardíacas.
Com o tratamento correto da doença de base orientado pelo médico, os níveis de BNP e NT-proBNP tendem a reduzir ao longo do tempo, o que costuma ser um bom sinal de resposta.
Ter NT-proBNP ou BNP baixo, na maioria das vezes, é um achado tranquilizador. Em pessoas com falta de ar, valores dentro da faixa de referência tornam menos provável que o problema seja insuficiência cardíaca.
Algumas situações que podem levar a BNP baixo ou valores menores que o esperado inclui:
Mesmo quando o BNP está baixo, se os sintomas forem importantes, é possível que sejam necessários outros exames para esclarecer a causa das queixas, especialmente problemas pulmonares, anemia ou outras doenças sistêmicas.
Você pode realizar seu exame BNP ou NT-proBNP com total segurança e rapidez nas unidades da Rede D’Or.
Contamos com laboratórios modernos e uma equipe preparada para oferecer um atendimento humanizado e resultados precisos.
Não deixe sua saúde para depois: agende seu exame agora mesmo na unidade mais próxima de você!
O cardiologista é um dos principais especialistas que pede o exame NT-proBNP, avalia doenças do coração, como insuficiência cardíaca, infarto e problemas nas válvulas cardíacas.
No entanto, em prontos-socorros, o médico emergencista frequentemente solicita o exame para diferenciar as causas de falta de ar.
O clínico geral também pode solicitar o exame durante consultas de rotina ou check-ups para avaliar o bem-estar geral do sistema circulatório.
Outros especialistas, como nefrologistas (médicos dos rins) e pneumologistas (médicos do pulmão), podem solicitar o exame em casos específicos, já que doenças renais e pulmonares também interferem nos níveis de peptídeo natriurético e precisam ser avaliadas em conjunto.
O exame BNP e NT-proBNP costuma ser associado a outros testes para entender melhor a causa dos sintomas e o estado geral do coração, como:
A combinação desses exames com o BNP ou NT-proBNP aumenta a segurança do diagnóstico e ajuda o médico a planejar o melhor cuidado para cada pessoa.
Se você tem sintomas como falta de ar, inchaço nas pernas, cansaço intenso ou já recebeu diagnóstico de problema cardíaco, não adie a avaliação.
Agende uma consulta com um cardiologista ou clínico geral da Rede D’Or para conversar sobre seus sintomas, avaliar a necessidade do exame BNP ou NT-proBNP e receber um plano de cuidado individualizado.
O prazo pode variar de acordo com a unidade. Por favor, entre em contato com sua unidade de preferência para confirmar o prazo.
Para informações sobre cobertura, acesse a nossa página de Planos e Convênios.
Para informações sobre valores de exames, entre em contato com a sua unidade de preferência.