Responsável por identificar alterações da Vitamina A no corpo. A falta dela pode causar problemas de visão, enfraquecer o sistema imunológico (aumentando a suscetibilidade a infecções), comprometer a fertilidade e causar problemas de desenvolvimento ou alterações nas mucosas,
Informação importante
Este exame não necessita de agendamento.
A vitamina A é uma substância importante para a manutenção da saúde e crescimento ósseo, atuando sobretudo nos olhos, sistema imunológico e mucosas como boca, olhos e parte interna do nariz.
Pode ser encontrada em alimentos amarelos, alaranjados e verdes escuros, além de fígado, ovos e leite.
O exame, portanto, é a avaliação da quantidade de vitamina A no organismo humano.
O exame de vitamina A serve para identificar alterações da substância no corpo. A falta dela pode causar problemas de visão, enfraquecer o sistema imunológico (aumentando a suscetibilidade a infecções), comprometer a fertilidade e causar problemas de desenvolvimento ou alterações nas mucosas — o que afeta sua proteção natural e potencializa o risco de infecção.
Contudo, é importante lembrar que o seu excesso também causa riscos.
O exame pode ser solicitado caso o médico suspeite da falta ou do excesso da vitamina A. Os principais sintomas incluem:
Carência de vitamina A
Excesso de vitamina A
O exame de vitamina A pode ser solicitado caso haja suspeita de superdosagem da vitamina ou doenças como fibrose cística, cirrose, hipotireoidismo, desnutrição, doenças intestinais, pneumonias e diarreias de repetição. Os resultados devem ser analisados por um médico, que poderá pedir avaliações complementares antes de chegar a um diagnóstico.
Os resultados podem indicar normalidade, excesso ou falta de vitamina A no organismo do paciente.
O valor de referência fica entre 0,3 a 0,7 mg/L, mas pode variar de acordo com cada laboratório.
São diversos os especialistas que podem solicitar o exame, dependendo das queixas e das condições clínicas do paciente. Entre eles estão clínicos gerais, oftalmologistas, hepatologistas, pediatras e dermatologistas.
É necessário jejum de 8 horas para a realização do exame. Para mais detalhes, converse com o médico solicitante ou com o laboratório onde será feita a coleta.
O prazo pode variar de acordo com a unidade. Por favor, entre em contato com sua unidade de preferência para confirmar o prazo.
Para informações sobre cobertura, acesse a nossa página de Planos e Convênios.
Para informações sobre valores de exames, entre em contato com a sua unidade de preferência.