No caso do exame de cálcio urina, amostra isolada, a urina do paciente é testada para saber se há a presença de cálcio ou mesmo de cristais de oxalato de cálcio.
Informação importante
Este exame não necessita de agendamento.
O exame de cálcio é uma avaliação utilizada para medir os níveis de cálcio na urina.
Este é um mineral muito importante para o nosso corpo, essencial para manter os ossos e dentes fortes. Além disso, ele ajuda os músculos a se contraírem, é necessário para o sangue coagular, ajuda na comunicação entre os nervos e participa da regulação dos batimentos cardíacos.
O cálcio se apresenta em duas formas no organismo humano: o iônico (ou livre), que exerce efeitos no corpo, e o que está ligado a proteínas, que compõem uma espécie de “reserva”. O cálcio livre e o ligado a proteínas, juntos, formam os níveis de cálcio total.
É possível encontrar a substância em alimentos como leite, iogurte, queijos, vegetais de folhas verdes, nozes e peixes.
O paciente deve coletar a amostra de urina em um frasco estéril, garantindo que a coleta seja recente e enviada ao laboratório o mais rápido possível. É recomendada a realização de assepsia antes da coleta para evitar contaminações. Além disso, a amostra deve ser mantida refrigerada desde o momento da coleta até a análise.
Ele serve para detectar alterações em seus níveis no corpo, tanto acima (hipercalcemia) quanto abaixo (hipocalcemia) do número considerado normal. Além disso, também pode ser utilizado para auxiliar no diagnóstico de problemas cardíacos, renais, endócrinos, doenças ósseas, cânceres que envolvam os ossos e desnutrição, por exemplo.
O exame é indicado para pessoas com suspeita de alguma condição de saúde que envolva o mineral ou apenas como avaliação de rotina. Mas alguns dos sintomas que podem apontar a necessidade do exame são: alterações no ritmo cardíaco, fraqueza, cãibras, confusão mental, dor nos ossos, perda de apetite, náuseas e formigamentos nas extremidades do corpo.
Existem diferentes tipos de exames de cálcio que são utilizados para avaliar os níveis desse mineral no corpo e verificar possíveis condições de saúde. Os principais tipos são:
O exame não apresenta contraindicações ou riscos significativos, mas é necessário informar ao médico sobre o uso de determinados medicamentos, como diuréticos e vitamina D, por exemplo, pois eles podem alterar os níveis de cálcio no sangue.
Dependendo da condição clínica do paciente, o exame de cálcio pode ser solicitado por diversos especialistas, como clínicos gerais, endocrinologistas, ortopedistas, nefrologistas, entre outros.
Não é necessário preparo para o exame de cálcio.
O prazo pode variar de acordo com a unidade. Por favor, entre em contato com sua unidade de preferência para confirmar o prazo.
Para informações sobre cobertura, acesse a nossa página de Planos e Convênios.
Para informações sobre valores de exames, entre em contato com a sua unidade de preferência.