O exame de anticorpos anti‑HMG‑CoA redutase ajuda a identificar uma reação autoimune nos músculos, chamada miopatia necrosante autoimune (MNA). Ele é importante para diagnosticar fraqueza muscular relacionada ao uso de estatinas ou a condições autoimunes raras.
Informação importante
Este exame não necessita de agendamento.
Este exame detecta anticorpos que indicam que o sistema imunológico está atacando os músculos, característica da miopatia necrosante autoimune (MNA), uma condição que pode causar fraqueza muscular significativa.
Na maioria dos casos, a MNA está associada ao uso de estatinas, medicamentos para reduzir o colesterol, mas também ocorre em pessoas que nunca usaram o medicamento.
Ele é indicado para confirmar a suspeita clínica de miopatia autoimune, especialmente quando há elevação da creatina quinase ou fraqueza muscular persistente. Ele ajuda a diferenciar esta condição de outras doenças musculares, orientar o tratamento e acompanhar a evolução do paciente.
A coleta é simples, realizada a partir de uma amostra de sangue. A amostra de sangue é encaminhada ao laboratório para análise, sendo avaliado por métodos específicos para dosagem de anti-HMG-CoA Redutase.
Os resultados são interpretados como negativo (ausência de anticorpos) ou positivo (presença detectada). Como referência, valores abaixo de 20 U/mL são considerados negativos, enquanto valores iguais ou superiores a 20 U/mL indicam resultado positivo. A interpretação deve sempre ser feita por um médico, considerando o quadro clínico do paciente e outros exames complementares.
Não é necessário jejum ou qualquer preparo especial para sua realização.Contudo, é fundamental seguir todas as orientações do médico ou do laboratório responsável para garantir resultados precisos.
O prazo pode variar de acordo com a unidade. Por favor, entre em contato com sua unidade de preferência para confirmar o prazo.
Para informações sobre cobertura, acesse a nossa página de Planos e Convênios.
Para informações sobre valores de exames, entre em contato com a sua unidade de preferência.