O exame PSA livre é solicitado em conjunto com o PSA total para que os valores sejam comparados. Quando essa relação é maior que 20%, é possível que existam alterações que podem ser graves no organismo do paciente.
Informação importante
Este exame não necessita de agendamento.
O PSA é a sigla em inglês para Antígeno Prostático Específico. É uma substância produzida pela próstata, glândula que faz parte do sistema genital masculino. Alterações em seus níveis no organismo podem indicar possíveis problemas no órgão.
O exame de PSA livre é solicitado em conjunto com o PSA total para que os valores sejam comparados. Quando os valores do PSA total estão alterados, o médico pode solicitar o PSA livre, para avaliar melhor o caso do paciente.

O exame PSA é solicitado por um médico para avaliar a saúde da próstata. Quando alterações são identificadas no resultado, pode ser necessário repetir o exame para confirmar os valores.
É um exame é muito útil para auxiliar no diagnóstico de patologias como:
A avaliação consiste em um exame de sangue simples em que é retirada uma pequena amostra de sangue do paciente, geralmente da veia do braço. Posteriormente, este material é enviado para análise em laboratório.
O PSA deve ser solicitado de forma anual para homens com mais de 45 anos de idade. Além disso, os sintomas que podem indicar sua necessidade são:

Os valores de referência são:
Já a referência do PSA livre está ligada aos valores totais: quando a relação entre os dois é menor que 15%, pode indicar câncer de próstata.
O exame PSA total mede a quantidade total de PSA no sangue, incluindo tanto o PSA livre quanto o PSA ligado a proteínas. É o primeiro exame solicitado para avaliação da próstata.
Já o PSA livre mede apenas a fração do PSA que circula no sangue sem estar ligada a proteínas. Sua principal utilidade é calcular a relação PSA Livre/Total, que ajuda a diferenciar condições benignas (como hiperplasia prostática benigna) de casos com suspeita de câncer de próstata.

O urologista é o médico que normalmente solicita o exame, mas geriatras, oncologistas e clínicos gerais também podem fazê-lo.
É recomendado que o paciente:
Pacientes prostatectomizados (que retiraram a próstata cirurgicamente) podem realizar o teste sem as restrições acima.
O prazo pode variar de acordo com a unidade. Por favor, entre em contato com sua unidade de preferência para confirmar o prazo.
Para informações sobre cobertura, acesse a nossa página de Planos e Convênios.
Para informações sobre valores de exames, entre em contato com a sua unidade de preferência.