O exame de Ácidos Biliares avalia a quantidade dessas substâncias no sangue e é especialmente útil para investigar alterações da função hepática e condições que afetam o fluxo da bile. Costuma ser solicitado em situações como suspeita de colestase, acompanhamento de doenças do fígado e investigação de prurido gestacional.
Informação importante
Este exame não necessita de agendamento.
É um teste que mede a concentração dos ácidos produzidos no fígado e liberados na bile, que ajudam na digestão e absorção de gorduras. Quando há dificuldade no fluxo biliar ou alterações no funcionamento do fígado, esses ácidos podem se acumular no sangue, e o exame detecta esse aumento.
O teste é utilizado para:
Geralmente é indicado quando há:
O exame é realizado por meio de uma coleta de sangue simples.
Os valores podem variar conforme o método de análise, mas de forma geral:
O exame pode ser solicitado por gastroenterologistas, hepatologistas, infectologistas (em casos de hepatites virais), obstetras (na investigação de colestase gestacional), e clínicos gerais. Qualquer médico que avalie sintomas ou condições hepáticas pode indicar o teste.
É necessário um jejum de 12 horas.
O prazo pode variar de acordo com a unidade. Por favor, entre em contato com sua unidade de preferência para confirmar o prazo.
Para informações sobre cobertura, acesse a nossa página de Planos e Convênios.
Para informações sobre valores de exames, entre em contato com a sua unidade de preferência.