O exame de Ácido Fólico Eritrocitário mede os níveis de ácido fólico dentro dos glóbulos vermelhos. Ele reflete o status de folato a longo prazo, mais preciso que a dosagem sérica. É indicado para investigar deficiências nutricionais, anemia megaloblástica ou risco de complicações na gestação.
Informação importante
Este exame não necessita de agendamento.
É um teste laboratorial que avalia a quantidade de ácido fólico presente dentro das hemácias (glóbulos vermelhos). O ácido fólico, também conhecido como vitamina B9 ou folato, é essencial para a produção e maturação das células sanguíneas, síntese de DNA e para o bom funcionamento do sistema nervoso.
Ao medir a concentração de folato nas hemácias (dosagem eritrocitária), o exame oferece uma visão mais precisa dos seus níveis a longo prazo, pois reflete o estoque desta vitamina no organismo durante a vida útil das hemácias (cerca de 120 dias), diferente da dosagem sérica, que pode sofrer variações.
Este exame pode ser útil na investigação e monitoramento de condições como deficiência de vitamina B9, anemias, desnutrição, síndrome de má absorção intestinal, doença celíaca, anorexia nervosa e alcoolismo. Também pode ser solicitado durante o pré-natal, já que níveis adequados de ácido fólico são essenciais para a prevenção de malformações congênitas no bebê.
O exame de ácido fólico – eritrocitário é realizado por meio da coleta de sangue venoso, geralmente do braço. O material é analisado em laboratório para determinar a concentração de folato presente nas hemácias. Em alguns casos, também pode ser feita a dosagem sérica para comparação.
Os valores de referência podem variar para cada laboratório, mas geralmente situam-se entre 153 e 515 ng/mL.
Médicos de diversas especialidades podem solicitar a dosagem eritrocitária do folato, de acordo com o quadro clínico do paciente, entre eles gastroenterologistas, hematologistas, obstetras e clínicos gerais.
Não há necessidade de preparo específico para realizar a dosagem eritrocitária do ácido fólico. Contudo, é fundamental seguir todas as orientações do médico ou do laboratório responsável para garantir a precisão dos resultados.
O prazo pode variar de acordo com a unidade. Por favor, entre em contato com sua unidade de preferência para confirmar o prazo.
Para informações sobre cobertura, acesse a nossa página de Planos e Convênios.
Para informações sobre valores de exames, entre em contato com a sua unidade de preferência.