O exame de progesterona mede a quantidade do hormônio progesterona no sangue.
Informação importante
Este exame não necessita de agendamento.

O exame de progesterona mede a quantidade desta substância no sangue, ajudando a avaliar a função ovariana e o equilíbrio hormonal. A progesterona é um hormônio essencial para o ciclo reprodutivo feminino, preparando o corpo para receber o óvulo fertilizado e ajudando a manter a gravidez.
O exame mede a quantidade do hormônio progesterona no sangue. Ele ajuda a:
O exame de progesterona é feito como um exame de sangue comum, em que é retirada uma pequena amostra de sangue do paciente, geralmente da veia do braço. Este material é armazenado e enviado para análise em laboratório.
A avaliação pode ser solicitada quando há indícios de condições relacionadas ao equilíbrio hormonal feminino, como alterações no ciclo menstrual, dificuldades para engravidar e sangramentos fora do período menstrual. Dores de cabeça frequentes, ondas de calor e aumento de peso sem causa aparente também podem indicar a necessidade de realizar o exame.
Não, mas pode auxiliar a acompanhar o desenvolvimento da gravidez. O exame indicado para confirmar a condição é o beta hCG.
Os valores de referência vão variar de acordo com o momento do ciclo menstrual em que a mulher se encontra no dia do exame.
O especialista que normalmente pede o exame de progesterona é o ginecologista e o obstetra. Contudo, endocrinologistas e médicos que cuidam da fertilidade também podem solicitá-lo.
Não é necessário preparo para o exame de progesterona.
O prazo pode variar de acordo com a unidade. Por favor, entre em contato com sua unidade de preferência para confirmar o prazo.
Para informações sobre cobertura, acesse a nossa página de Planos e Convênios.
Para informações sobre valores de exames, entre em contato com a sua unidade de preferência.