O hCG é um hormônio produzido por um grupo de células que dá origem à placenta, um órgão temporário do corpo humano que possui uma série de responsabilidades durante a gestação de um bebê.
Informação importante
Este exame não necessita de agendamento.
O exame de beta hCG é um teste que mede a presença e os níveis do hormônio gonadotrofina coriônica humana (hCG) no organismo, produzido principalmente durante a gravidez para a formação da placenta. No entanto, ele também pode ser liberado devido a algumas condições médicas, como tumores ovarianos.
Em ambiente apropriado, um profissional da saúde coleta uma amostra de sangue, geralmente da veia do braço, que é enviada ao laboratório para análise. Existem duas formas principais de realizar o exame de beta hCG.
Embora mais prático, o teste de urina de farmácia é menos sensível que a análise sanguínea e pode levar mais tempo para detectar níveis iniciais de hCG. Seguir as orientações médicas sobre o momento ideal para cada exame é fundamental.
O exame pode ser feito para uma série de finalidades.
Confirmação da gestação: é utilizado para verificar se uma pessoa está grávida, já que o beta hCG é produzido logo após a fertilização.
Essas aplicações tornam o exame beta hCG uma ferramenta importante na prática médica.
Os principais sinais que podem levar à solicitação do exame de beta hCG incluem:
Além disso, sintomas relacionados a possíveis complicações, como dor pélvica intensa ou suspeita de gravidez ectópica, também justificam a realização do teste.
O beta hCG quantitativo mede a concentração exata do hormônio no sangue. Os valores podem ser comparados a tabelas de referência para estimar a idade gestacional, especialmente nas primeiras semanas.
Sim, pode ocorrer falso positivo em casos como:
O beta hCG pode ser feito a partir de 1 dia de atraso menstrual. Em alguns casos, ele já pode ser detectado cerca de 8 a 10 dias após a ovulação.
Os valores variam conforme a idade gestacional.
Sim, um resultado inconclusivo ocorre quando o valor está entre 5 e 25 mUI/mL. Nesse caso, o teste deve ser repetido após 48 horas para verificar a evolução do hormônio.
Sim, é confiável para indicar se há ou não gravidez. Porém, o quantitativo é mais preciso, pois informa a concentração do hormônio e pode estimar a idade gestacional.
O exame de beta hCG é considerado seguro e não apresenta contraindicações. Os únicos efeitos adversos estão relacionados à coleta de sangue, como dor no local da punção e surgimento de hematomas.
Diversos médicos especialistas podem solicitar o exame de beta hCG, a depender do contexto clínico, como ginecologistas, obstetras, oncologistas e clínicos gerais.
O exame de beta hCG não exige jejum ou qualquer outro preparo específico. No entanto, é importante seguir as orientações do médico ou da equipe do laboratório.
O prazo pode variar de acordo com a unidade. Por favor, entre em contato com sua unidade de preferência para confirmar o prazo.
Para informações sobre cobertura, acesse a nossa página de Planos e Convênios.
Para informações sobre valores de exames, entre em contato com a sua unidade de preferência.