A Globulina Ligadora de Tiroxina (TBG) é uma proteína do sangue que transporta os hormônios da tireoide (T4 e T3). O exame mede sua quantidade sérica e ajuda a interpretar corretamente os níveis hormonais.
Informação importante
Este exame não necessita de agendamento.
Também chamado de TBG (Thyroxine-Binding Globulin), é um exame de sangue que avalia a concentração dessa proteína no soro. A TBG é produzida no fígado e tem a função de ligar-se com afinidade aos hormônios tireoidianos T4 e T3, transportando-os pela corrente sanguínea. Alterações nos níveis podem alterar os valores de T4 e T3 totais, mesmo quando a função da tireoide está normal.
O exame de globulina ligadora de tiroxina é utilizado principalmente para avaliar discrepâncias entre os níveis de hormônios tireoidianos totais e o estado clínico do paciente, ou seja, quando os valores de T3 e T4 totais não condizem com os sintomas apresentados.
Além disso, o exame ajuda a diferenciar condições específicas, como a deficiência congênita de TBG, que é uma alteração hereditária, do hipotireoidismo congênito, permitindo um diagnóstico mais preciso e evitando tratamentos desnecessários.
Para realizar o exame de globulina ligadora de tiroxina, é feita uma coleta de sangue pela veia do braço, um procedimento simples e rápido. A análise é feita por um método moderno chamado quimioluminescência, uma técnica altamente precisa e sensível, que detecta pequenas quantidades da proteína TBG no sangue com confiabilidade.
Os valores de referência podem variar de acordo com cada laboratório, mas, no geral, variam de 14 a 31 mg/L.
Endocrinologistas, pediatras, clínicos gerais e outros especialistas que investigam distúrbios da tireóide ou discrepância nos exames hormonais, como T4 total e livre, TSH, entre outros.
Pode ocorrer nas seguintes situações:
Consequência: elevação dos hormônios tireoidianos totais (T4 total e T3 total), mesmo sem alteração na função tireoidiana real.
Pode ser observada em:
É preciso realizar 4 horas de jejum. Caso esteja fazendo uso de medicação tireoidiana (Euthyrox®, Puran T4® ou Synthroid®), o paciente deve realizar a coleta antes da próxima dose ou, no mínimo, 4 horas após a ingestão do medicamento. É necessário informar os medicamentos utilizados nos últimos 30 dias.
O prazo pode variar de acordo com a unidade. Por favor, entre em contato com sua unidade de preferência para confirmar o prazo.
Para informações sobre cobertura, acesse a nossa página de Planos e Convênios.
Para informações sobre valores de exames, entre em contato com a sua unidade de preferência.