É um hormônio do tipo esteroide que serve para a fabricação de outros hormônios, como a testosterona e o estrogênio.
Informação importante
Este exame não necessita de agendamento.
A androstenediona é um hormônio do tipo esteroide que serve para a fabricação de outros hormônios, como a testosterona e o estrogênio. O exame é a avaliação dos níveis desta substância no corpo, realizado por meio da coleta de uma pequena amostra de sangue do paciente.
O exame é utilizado para avaliar a produção de hormônios androgênicos pelas glândulas suprarrenais, ovários ou testículos.
Ele é solicitado quando há sintomas de hiperandrogenismo (características masculinas nas mulheres), irregularidades na menstruação, infertilidade e suspeita de tumores nos ovários, testículos ou glândulas suprarrenais.
A avaliação da androstenediona é utilizada como apoio para diagnósticos como os de hiperandrogenismo, hiperplasia adrenal congênita, distúrbio das glândulas suprarrenais e outros problemas que podem afetar a produção de hormônios relacionados à sexualidade.
Para homens, o valor de referência é entre 30 a 180 ng/dL e, para mulheres, entre 25 a 220 ng/dL. No entanto, os valores podem variar de acordo com o laboratório.
O exame pode ser solicitado por diferentes especialistas, dependendo da suspeita clínica. Os principais são: endocrinologistas, urologistas, ginecologistas e clínicos gerais.
Não é necessário preparo para este tipo de exame. Contudo, deve-se sempre seguir as recomendações do laboratório.
O prazo pode variar de acordo com a unidade. Por favor, entre em contato com sua unidade de preferência para confirmar o prazo.
Para informações sobre cobertura, acesse a nossa página de Planos e Convênios.
Para informações sobre valores de exames, entre em contato com a sua unidade de preferência.