O exame de Clamídia trachomatis – PCR (citologia líquida) identifica o material genético da bactéria causadora da clamídia, uma IST comum, por meio de uma amostra colhida com base em citologia líquida. O método PCR garante alta sensibilidade e precisão, sendo indicado para diagnóstico precoce e controle de infecções.
Informação importante
Este exame não necessita de agendamento.
Este exame utiliza a técnica de PCR (Reação em Cadeia da Polimerase) para detectar o DNA da bactéria Chlamydia trachomatis em amostras obtidas por citologia líquida, geralmente do trato genital feminino. A citologia líquida é um método de coleta e preservação celular que permite análises moleculares de alta confiabilidade.
O exame é indicado para diagnosticar infecções por Clamídia trachomatis, mesmo quando assintomáticas, especialmente em mulheres com queixas ginecológicas, histórico de infecções sexualmente transmissíveis (ISTs) ou em rastreamento de infertilidade. Também é útil no acompanhamento de tratamento e prevenção de complicações, como doença inflamatória pélvica.
A coleta é semelhante à de um exame de Papanicolau. Um profissional de saúde utiliza um espéculo para visualizar o colo do útero e coleta células cervicais por meio de uma escova especial. A amostra é colocada em meio líquido preservador e encaminhada ao laboratório, onde o PCR será realizado para amplificação e detecção do DNA da bactéria.
Recomenda-se evitar relações sexuais, uso de duchas vaginais, cremes ou medicamentos intravaginais por pelo menos 48 horas antes do exame. Também é ideal que a coleta não seja feita durante o período menstrual. O laboratório pode orientar sobre eventuais ajustes, dependendo do caso.
Sim. Quando não diagnosticada e tratada adequadamente, a infecção por Clamídia trachomatis pode evoluir para doença inflamatória pélvica, infertilidade, gravidez ectópica e aumento do risco de transmissão do HIV. Em gestantes, pode levar à transmissão vertical para o bebê.
Sim. A infecção por Clamídia frequentemente é assintomática, especialmente em mulheres. Por isso, o rastreamento com exames como o PCR é essencial para o diagnóstico precoce e tratamento oportuno, interrompendo a cadeia de transmissão e evitando complicações.
O exame está disponível nas unidades laboratoriais da Rede D’Or. Com tecnologia avançada e equipes especializadas, a Rede oferece segurança, conforto e agilidade no diagnóstico de infecções sexualmente transmissíveis.
O exame de Clamídia trachomatis – PCR (citologia líquida) pode ser solicitado por ginecologistas, urologistas, infectologistas ou clínicos gerais, principalmente para diagnóstico de infecções sexualmente transmissíveis.
O prazo pode variar de acordo com a unidade. Por favor, entre em contato com sua unidade de preferência para confirmar o prazo.
Para informações sobre cobertura, acesse a nossa página de Planos e Convênios.
Para informações sobre valores de exames, entre em contato com a sua unidade de preferência.