Informação importante
Este exame não necessita de agendamento.
O anticoagulante lúpico é um tipo de anticorpo que prejudica a coagulação do sangue. Cerca de 30% das pessoas que possuem este anticorpo desenvolvem trombose.
O exame é, portanto, a avaliação da presença ou ausência da substância no sangue do paciente.
A avaliação tem como objetivo detectar o anticorpo no organismo. A partir daí, o médico deverá dar as indicações de possíveis tratamentos.
Para realizar o exame, é necessária a coleta de uma amostra de sangue venoso com o mínimo de trauma possível, preferencialmente sem o uso de garrotes. A partir daí, o sangue deve ser analisado em laboratório, passando por algumas etapas diferentes, como o contato com citrato de sódio, por exemplo.
O exame deve ser solicitado para investigar problemas de coagulação, sobretudo mediante sinais como trombose venosa ou arterial, abortos espontâneos de repetição, morte fetal e nascimento de prematuros, por exemplo.
O exame de anticoagulante lúpico é fundamental para diagnosticar a síndrome antifosfolipídica (SAF), mas também pode estar associado a outras condições, como ao lúpus eritematoso sistêmico.
Os valores de referência para o exame variam de acordo com cada laboratório. Após obter o resultado, busque o médico solicitante para maiores orientações.
O exame de anticoagulante lúpico pode ser solicitado por diferentes especialistas, dependendo da suspeita clínica, como hematologistas, ginecologistas, clínicos gerais e cardiologistas.
É necessário jejum de cerca de 4 horas para realizar o exame.
O prazo pode variar de acordo com a unidade. Por favor, entre em contato com sua unidade de preferência para confirmar o prazo.
Para informações sobre cobertura, acesse a nossa página de Planos e Convênios.
Para informações sobre valores de exames, entre em contato com a sua unidade de preferência.